segunda-feira, 31 de agosto de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


31/08/2020 – Segunda-feira da 40ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 14º Domingo no Pentecostes - 11ª Semana MissionáriaMistério Litúrgico ===> Seja missionário no cosmo sideral.


Memorial do dia ===>

Aidan, abade e bispo de Lindisfarme, em 651;

São Raimundo Nonato, onomástico de Dom Raimundo Augusto, Bispo de Feira de Santana;

Oitava de Santa Rosa de Lima.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 24:1 (1); Isaías 45: 12 (2); Deuteronômio 10: 14 – 18.


(1) - “ … Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam….”

(2) – “… Eu fiz a terra e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens….”

(3) - “ … Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, teu Deus, a terra e tudo o que nela há. Tão somente o Senhor se afeiçoou a teus pais para os amar; a vós outros, descendentes deles, escolheu de todos os povos, como hoje se vê. Circundai, pois, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz. Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno; que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes. … ”




Irmãos e irmãs! Comecemos a nossa reflexão desta 40ª semana, contemplando o nosso foco de sermos missionários no cosmo sideral, meditando sobre a sentença do salmista... “ … Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam….” Salmo 24:1 (1). Destaquemos aqui o pertencimento de Deus, de todo o mundo e seus habitantes, muito além do nosso planeta terra.


Durante bastante tempo, nós religiosos cristãos, nos alienamos na preocupação apenas da salvação anímica, ignorando a concretude dos outros aspectos da vida e sua existencialidade; baseou-se muito em ideologias dogmáticas dos que pretendiam a si mesmos um poder hegemônico sobre as decisões volitivas dos demais, listando como no “silabus” os que discordavam; não vale a pena perder tempo com tal digressão, mas sendo significativo sim, pensarmos nós, enquanto seres racionais, morais, com potenciais livre arbítrios para o agir como comissários do Cristo, membresia de sua Corporeidade Mística Eclesial, sujeitos testemunhantes em nossos cenários, da ação presencial do Cristo Ressuscitado por nossa instrumentalidade pessoal, capazes de transformar as más realidades e investirmos na ações transformadoras, na construção do seu Reino da Boa Nova aqui na terra, sem esquecer, naturalmente, que não estamos sós no universo pluriverso de Deus, e que necessitamos evitar as ações antrópicas caofílicas ameaçadoras da harmonia do cosmos sideral.


Estamos convictos do senhorio de Deus sobre todas as coisas, empenhados em louvá-lo e dar-lhe glórias sempre, mas sem fugir de nossas consciências a noção de nossas tarefas, de além da busca da sustentabilidade da vida e existência aqui no planeta terra, também assumirmos nossas funções de vigilantes guardiões contra as ameaças antrópicas de poluição e danos ao equilíbrio cósmico sideral.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

40ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 14º Domingo do Pentecostes – 11ª Semana Missionária – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário