segunda-feira, 17 de agosto de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


17/08/2020 – Segunda-feira da 38ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 12º Domingo no Pentecostes - 9ª Semana MissionáriaMistério Litúrgico ===> Seja missionário na terra habitada, a oikumene.


Memorial do dia ===> São Jacinto.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 24:1 (1); Isaías 45: 12 (2); 1ª Coríntios 10: 14 – 18 (3).


(1) - “ … Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam….”

(2) – “… Eu fiz a terra e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens….”

(3) – “… Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo; não nos gloriamos fora da medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação, a fim de anunciar o evangelho para além das vossas fronteiras, sem com isto nos gloriarmos de coisas já realizadas em campo alheio. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva. ...”




Irmãos e irmãs! Nesta nona semana missionária do tempo pentecostal, iniciemos nesta segunda-feira a nossa reflexão sobre este versículo do Livro Sagrado, onde nos diz: “ … Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam….” Salmo 24: 1.


Observemos a contextualização dos focos para a nossa reflexão: fala este versículo da terra, tudo que a terra contém, o “mundo” social cultural multidimensional, e logicamente, inclui aí os diversificados seres que o habitam. Via de regra, os “arraiais missionários”, ditos religiosos, tradicionalmente tem focado apenas como habitantes, os seres humanos, mesmo assim, tentando lhes impor os seus modelos culturais de modo hegemônico, como o único legítimo, como o único certo, como o único verdadeiro. É muito estranha essa postura quando se evoca a espiritualidade cristã, principalmente para os que, como nós, partilhamos da comunhão mística cristã apostólica.


Como primeiro foco, reflitamos sobre a terra, esse organismo vivo, cosmico sideral planetário hélio cêntrico, também irmão nosso na ordem da criação; lembremos que, embora nós seres humanos tenhamos sido criados na última fase dos atos criadores de Deus, nós já na etapa inicial, antes de eva, fomos feitos mordomos da ordem criada no paraíso edênico, sendo devedores de cuidados na economia funcional da existencialidade de todos eles; após a criação da mulher a partir do homem, como ajudadora, fraquejou-se ambos no correto cumprimento de suas tarefas, pecando na desobediência, acarretando a perda do “oásis edênico” e a habitação na terra árida, com nova incumbência de lavrar seu solo, cultivá-la, para dai encontrar o seu sustento, com os suores do seu rosto, deixando-nos essa herança, que foi suavizada pelo ágape do Ser Eterno, Deus nosso Pai Maternal, nos enviando como Salvador o seu Filho, previamente anunciado e sobejamente manifestado como Cristo em Jesus de Nazaré.


Percebe-se que nossa condição de mordomos da terra não foi perdida, nem fomos libertados dela por um ato de Deus, mas em Cristo, recebemos a incumbência de aqui erigir o Reino de Deus, conforme o evangelho do Senhor, que dignificou nossa condição com sua encarnação, com a Hágia Sarkosis, trazendo-nos a vida, a Hiera Zoês; tocou nossa humanidade com a sua divindade, possibilitando-nos pelos Mistérios Eclesiais em fiel comunhão e vivência, a realização de nossa Hiera Theosis.


Reflitamos nestes pontos! Assumamos a parte que nos cabe na realização desta empreitada! O Cristo Ressurreto e Assunto à direita do Eterno Pai Maternal, consumou aqui na sua cruz a construção do seu Eterno Reino, deixando-nos as tarefas da sua implantação, enquanto membresia que somos de sua corporeidade mística eclesial, firmando por nossas atitudes comportamentais a sua presença até o fim dos tempos seculares.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

38ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 12º Domingo do Pentecostes – 9ª Semana Missionária – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário