segunda-feira, 10 de agosto de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


10/08/2020 – Segunda-feira da 37ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 11º Domingo no Pentecostes - 8ª Semana MissionáriaMistério Litúrgico ===> Seja missionário junto à Pátria Cidadã.


Memorial do dia: ===> São Lourenço, diácono e mártir. - Dia dos Diáconos. - Santa Filomena, virgem e mártir. - Destruição de Jerusalém no ano 70.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Provérbios 14: 34 (1); Salmo 33; 12 (2); Apocalipse 11: 15 – 18 (3).


(1) – “A justiça (praticada na equidade e caridade) exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio (degradação) dos povos.”


(2) – “Feliz a nação (enquanto País ou Pátria que dá cidadania) cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança.”


(3) – “… O sétimo anjo trocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo:

O reino do mundo tornou-se de Nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.


E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus dizendo:


Graças te damos, Senhor Deus, Todo Poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar. Na verdade, as nações se enfureceram; porém chegou, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra….”



Meus irmãos e minhas irmãs! “… A justiça (praticada na equidade e caridade) exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio (degradação) dos povos ...” , conforme anuncia o Livro de Provérbios; também afirma no Livro dos Salmos, que ...Feliz é a nação (enquanto País ou Pátria que dá cidadania), cujo Deus é o Senhor, o Ser Eterno, e o povo que ele escolheu para sua herança.”

Nesta semana estamos ampliando a nossa reflexão; agora conceituando não mais os aspectos étnicos com seus aspectos socioculturais e seus valores éticos e morais próprios, como na semana anterior, quando nosso foco foi o conceito de nação cultural; hoje nossa reflexão será sobre os aspectos da civilidade e cidadania patriótica da boa convivência enquanto povo.


Afirma os Livros Sagrados citados, que embora possam as nações culturais terem uma correta aplicação da justiça, mesmo assim, sua população poderá se degradar na vida do pecado; por outro lado, declara ser feliz a nação que tem o Ser Eterno como seu Senhor, e sua população se refugiado na sombra do Altíssimo, conforme eleição em Cristo, na membresia de sua Corporeidade Eclesial Mística, como herdeiros do Céu e da Vida Eterna. Como temos nos colocado enquanto cidadãos de nossa Pátria?


Devemos nos enquadrar nas legítimas ordenanças jurídicas legais de nosso País, no exercício testemunhal de atitudes comportamentais que erga nossa Pátria, aos melhores saneamentos da prática da justiça, para os que aqui vivem e no concerto com outras nações e povos do universo, na caridade, equidade, alteridade, empatia e compaixão para com toda ordem da criação, buscando gerar um mundo de vivência na solidariedade, fraternidade, com reverência e temor do Senhor.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar




37ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 11º Domingo do Pentecostes – 8ª Semana Missionária – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário