domingo, 2 de agosto de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


02/08/2020 – 36ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 10º Domingo no Pentecostes - 7ª Semana MissionáriaMistério Litúrgico ===> Seja missionário junto à Nação Étnica.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Provérbios 14: 34 (1); Lucas 2: 28 – 32 (2); 1ª Pedro 2: 9 (3).


(1) – A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio (degradação) dos povos.

(2) – Simeão tomou o menino Jesus nos braços e louvou a Deus dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação (às nações, etnias) dos gentios, e para a glória do teu povo de Israel.

(3) – Vós (crentes fiéis, místicos cristãos apostólicos), porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação (etnia) santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.



Irmãos e irmãs! Nesta sétima semana de testemunho missionário, em tempos de pentecostes, refletiremos sobre os nossos compromissos atitudinais e comportamentais, nas nossas condições de membros de uma nação, em cuja etnia construímos nossas identidades singulares, as nossas idiossincrasias que manifestam nossas subjetividades baseadas nos valores de nossas etnias diversas.


Sabemos que diversas nações étnicas são exaltadas por causa de suas práticas da justiça, mas entretanto seus componentes enquanto população podem ser degradados por causa do pecado. O velho Simeão, quando no templo em Jerusalém, tomou o menino Jesus nos braços, por ocasião de sua apresentação, cheio do Espírito Santo declarou ser Jesus “luz para revelação (às nações, etnias) dos gentios, e para a glória do teu povo de Israel”; também o apóstolo Pedro, em sua primeira carta aos cristãos trouxe alento à diversidade de povos étnicos, que se convertem das trevas da degradação do pecado, para a luz do Cristo revelado em Jesus de Nazaré, afirmando em sua missiva que enquanto crentes fiéis neste suficiente salvador, nos constituímos em “raça eleita, sacerdócio real, nação (etnia) santa, povo de propriedade exclusiva de Deus”, sendo nossa tarefa, nosso dever proclamar as suas virtudes, enquanto Filho de Deus e nosso Salvador, cabeça do Corpo Místico Eclesial do qual somos partes em membresia, para a construção do seu Reino espiritual.


Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, em nome do Filho, e em nome do Espírito Santo. Amém.


Epistata Philoseleos / Bispo Felismar Manoel


*** --- + --- ***


Diretório Litúrgico ===> Antropotheia – Ciclo Ascendente –

Período Missionário – Martiría Eclesial – Ectoeclesialidade -

- 12 Semanas – (de 21/06 a 06/09/2020) -


Pastoral Ecológica Observatório do Infinito:

Constelação de Leão – de 22/7 a 21/8/2020

Lua Nova de Leão em 20 de julho – Inícios de atividades

Lua Cheia de Leão em 3 de agosto – Festivais e celebrações

Têmporas Estacionais do Inverno – Festa das Sementes.

Dias 18, 19 e 20 de junho de 2020 – Ofícios de Têmporas, com retiros de reflexão, recolhimento espiritual, ordenações sagradas, tomadas de posições no discipulado cristão. Gratidão das Igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.


Côr Litúrgica para o período: VERDE – SIMBOLIZA O RECOLHIMENTO ESPIRITUAL DINÂMICO, FIRMADO NA ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR PELA CONJUGAÇÃO DA FÉ COM O DINAMISMO DA NATUREZA CRIADA POR DEUS.



Efemérides da Semana de 02 a 08/08/2020 - Memoriais


02/08/2020 – 7ª Semana Missionário - (10º Domingo no Pentecostes) -

Mistério Litúrgico: Seja missionário junto à nação (etnia).

Euzébio de Vercelas, bispo; São Pedro Julião Eymard.


03/08//2020 – Segunda feira –

60º aniversário de Profissão de Fé da Ordem de Santo André à Obediência Papal da Igreja Católica Apostólica Romana (03/08/1960).

São Nicodemos.

04/08/2020 – Terça feira – João Maria Vianey, Cura d’Ars; Dia do Abuna, Dia do Padre, dia do Reverendo, Dia do Efemerita.

05/08/2020 – Quarta feira – Oswald de Nortúmbria, mártir em 642; Santa Maria Maior – Dedicação da Basílica.

06/08/2020 – Quinta feira –

Transfiguração do Senhor Jesus de Nazaré – Dia da luz incriada de Deus - Dia das vestes religiosas, clericais e litúrgicas – Lembrar-nos que nós batizados agimos na Pessoa de Cristo, e que, pelos nossos votos públicos, religiosos, clérigos e ministros, temos uma responsabilidade solene no exercício dessa conduta.

Hormisda, papa;

João Ferreira de Almeida, primeiro tradutor da Bíblia Sagrada para o português, em 1691.

07/08/2020 – Sexta feira – Sisto II, papa, e seus companheiros mártires; São Caetano, presbítero.

08/08/2020 – Sábado – São Domingo de Gusmão, presbítero.



***** …….. *****


(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 -

Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado

São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário