sexta-feira, 28 de agosto de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


28/08/2020 – Sexta-feira da 39ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 13º Domingo no Pentecostes - 10ª Semana MissionáriaMistério Litúrgico ===> Seja missionário no planeta terra.


Memorial do dia ===> Agostinho de Hipona, bispo e doutor da Igreja.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 148: 3 (1); Gênesis 1: 14 – 18 (2).


(1) – Louvai ao Senhor Sol e lua; louvai-o todas as estrelas luzentes – Salmo 148: 3.

(2) – Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. E sejam luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez. Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, para governar o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom. – Gênesis 1: 14 – 18.



Irmãos e irmãs! Ao refletirmos sobre esses fatos da criação de Deus, de todos os corpos siderais, nesse enigmático céu estendido, indo muito além do planeta terra, observamos que os relatos do Livro Sagrado conclui o texto afirmando com o … “e viu Deus que isso era bom”.


Um fato significativo no relato da criação de todas as coisas pelo Ser Eterno, é que esta se deu por um processo, em fases, e não por um ato mágico; em todas as etapas desse processo criativo, o Texto Sagrado registra … e viu Deus que era bom, … havendo uma exceção na criação do primeiro homem; este inicialmente foi criado e colocado só no “território edênico”, e o Senhor afirmando “não ser bom o homem estar só”, quando então resolveu a partir dele criar-lhe a mulher como sua ajudadora, ficando ambos, o casal, no “campo edênico”, inicialmente na plena comunhão com a obediência e santidade ao Eterno, mas depois, no uso de seu livre arbítrio, desobedecendo as ordens do Ser Eterno, e em consequência sendo expatriados para a parte do “território árido” da terra, onde nós nos encontramos na sua descendência, herdando essa índole da desobediência aos propósitos teleionômicos de nossa criação, mesmo assim contemplados com o ágape do Senhor Eterno, nas funções de mordomos e cultivadores da terra árida, e enviando-nos um Salvador que nos redimisse como um Segundo Adão, o Cristo Senhor, seu Único Filho. Demos graças a Deus por isso e por tudo!


Devemos assumir essa posição em que o Ser Eterno nos colocou aqui, como descendência do pré-lapsum edênico mas vivenciadores do pós lapsum terreal, na condição de mordomos e cultivadores da terra árida, mas beneficiados pela ação redentora do Cristo, perfilados como filhos e filhas de Deus e convidados às funções de operários da Messe do Senhor, na construção do seu Santo Reino aqui inaugurado por ele e a nós entregue para nele implantar as Boas Novas, o seu Santo Evangelho.


Como estamos nessa empreitada? Nos autoavaliemos meus irmãos e minhas irmãs, e assumamos a tarefa que nos cabe, com empenho e responsabilidade, pois a Eclésia Cristã não se resume dentro das quatro paredes de um templo, ou nos muros de nossas residências, conventos e monastérios, mas vai muito além, nas comunidades dos homens e mulheres, principalmente onde estão os excluídos.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

39ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 13º Domingo do Pentecostes – 10ª Semana Missionária – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário