quarta-feira, 5 de agosto de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


05/08/2020 – Quarta-feira da 36ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 10º Domingo no Pentecostes - 7ª Semana MissionáriaMistério Litúrgico ===> Seja missionário junto à Nação Étnica.

Memorial do dia: ===> Oswald de Nortúmbria, mártir em 642; Santa Maria Maior – Dedicação da Basílica.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Provérbios 14: 34 (1); Lucas 2: 28 – 32 (2); 1ª Pedro 2: 9 (3).


(1) – A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio (degradação) dos povos.

(2) – Simeão tomou o menino Jesus nos braços e louvou a Deus dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação (às nações, etnias) dos gentios, e para a glória do teu povo de Israel.

(3) – Vós (crentes fiéis, místicos cristãos apostólicos), porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação (etnia) santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.



Meus Irmãos e minhas irmãs! O Evangelho de Lucas nos relata: “... Simeão tomou o menino Jesus nos braços e louvou a Deus dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação (às nações, etnias) dos gentios, e para a glória do teu povo de Israel. ...”


É possível ser um missionário, até mesmo estando recolhido em um abrigo, na cela de um monastério, nos ermos dos desertos, inseridos na vida social, entre outros, orando pelas missões, como fizeram vários santos ao longo da história de vida da igreja cristã, que começou lá em Jerusalém (e não em Roma), e depois se espalhou por quase todo o mundo, chegando até nós pelos trabalhos dos diversos missionários, que nos testemunharam o evangelho de Jesus Cristo.


Em qualquer trabalho missionário, seu cerne se faz pela ação do Espírito Santo em nossas vidas, dinamizando os nossos potenciais de Cristo Interno enquanto membros do Corpo Místico de Cristo, para manifestar nossa ectoeclesialidade de atitudes comportamentais, no testemunho de vida junto aos outros, como luz que clareia, que alumia, que convence, capaz de estimular adesões e mudanças de paradigmas existenciais.


O velho Simeão em sua oração de gratidão ao Eterno Senhor, cheio do Espírito Santo, referiu-se ao menino Jesus de Nazaré que ele tinha nos braços, entendendo-o como o Cristo de Deus, a luz para revelação (às nações, etnias) dos gentios, e também para a glória do teu povo de Israel; é preciso que estejamos internamente convictos pela fé, que o Cristo ao qual somos a membresia da corporeidade na terra, é realmente o Ungido de Deus; firmados nessa vida de fé, que alimentemos a esperança de cumprimentos das promessas de Jesus Cristo Ressuscitado, como fez Simeão, aguardando todos os dias servindo em orações no templo, que as promessas do Eterno Senhor se cumprisse como lhe fora previamente afirmada. Seremos Simeonitas, não apenas na velhice servidora, mas também pela firmeza de convicções que Jesus Cristo é o Kyrius, o Senhor único de nossas vidas, a Luz do mundo que dissipa as trevas de qualquer vida pessoal, que alumia para melhor, e nessa esperançosa certeza praticar a vida virtuosa, enquanto sal da terra, amando e praticando as obras boas, que convence e se alastra como o fermento na massa, manifestando a glória de Deus em Cristo junto ao Israel de Povo de Deus.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar




36ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 10º Domingo do Pentecostes – 7ª Semana Missionária – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário