quinta-feira, 20 de agosto de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


20/08/2020 – Quinta-feira da 38ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 12º Domingo no Pentecostes - 9ª Semana MissionáriaMistério Litúrgico ===> Seja missionário na terra habitada, a oikumene.


Memorial do dia ===> São Bernardo, abade e doutor da igreja.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 24:1 (1); Isaías 45: 12 (2); 1ª Coríntios 10: 14 – 18 (3).


(1) - “ … Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam….”

(2) – “… Eu fiz a terra e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens….”

(3) – “… Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo; não nos gloriamos fora da medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação, a fim de anunciar o evangelho para além das vossas fronteiras, sem com isto nos gloriarmos de coisas já realizadas em campo alheio. Aquele, porém, que se gloría, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva. ...”




Irmãos e irmãs! As reflexões desta semana nos embasam para a nossa pastoral ecológica, do período “da compaixão pela ordem da criação de Deus”, que virá após concluirmos nossa reflexões vivenciais destas doze semanas de período do testemunho atitudinal comportamental missionário do tempo pentecostal, de nosso diretório litúrgico.


Precisamos clarificar em nossas mentes e consciências essa “dimensão da terra habitada” enquanto oikumene, que deve ser ouvida, não do ponto de vista das frequências hertzianas e ou decibéis, mas no seu sentido de mensagem que ela expressa, como realidade sentida por um povo; por outro lado, precisamos estar conscientes e alertas, para o fato de que, as populações diversas da terra, são constituídas sobre seu solo, caminhando com ela – a maioria sem ter essa noção – para algum lugar do contexto cósmico, orbitando o sol como seu centro, no caminho da Via Láctea, em um concerto multi-corpos siderais e multi-galáticos, para algum lugar só de Deus conhecido. Como nos comportar enquanto discípulos de Cristo, diante desta realidade? Não podemos esquecer que, além de sermos discípulos de Cristo, acolhidos por Deus como seu povo, seus filhos e filhas, somos ainda os mordomos do planeta terra, com o ônus de guardar e cultivar a mesma.


Como deve ser o nosso trabalhos de testemunho atitudinal comportamental missionário?

Enquanto discípulos de Cristo, temos que divulgar o seu Santo Evangelho e anunciar o seu Reino, e para isto, ouvindo o “grito dos seus povos”, em um trabalho “inculturado”, para a expansão do Reino nas empreitadas da Seara do Mestre;

temos de cuidar dos ecossistemas onde atuamos, considerando a diversidade de biomas, e os aspectos antropo-etológicos, refletindo nas interações entre as variadas formas de vida de nossos outros irmãos da ordem criada por Deus

é imperioso construir, enquanto cultivadores, condições de progresso consciencial, racional, moral, espiritual e a nível de transcendência, sem agredir as condições de sustentabilidade da vida, usando os conhecimentos que os saberes da ciência e da ética responsável nos aponta, submetendo a tais parâmetros os avanços tecnológicos.

Tudo isto de modo consciente, em espírito e verdade, com amor e reverência ao Ser Eterno, o Todo Poderoso Deus.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

38ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 12º Domingo do Pentecostes – 9ª Semana Missionária – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário