segunda-feira, 3 de agosto de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


03/08/2020 – Segunda-feira da 36ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 10º Domingo no Pentecostes - 7ª Semana MissionáriaMistério Litúrgico ===> Seja missionário junto à Nação Étnica.

Memorial do dia: ===> 60º aniversário de Profissão de Fé da Ordem de Santo André à Obediência Papal da Igreja Católica Apostólica Romana (03/08/1960).

São Nicodemos.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Provérbios 14: 34 (1); Lucas 2: 28 – 32 (2); 1ª Pedro 2: 9 (3).


(1) – A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio (degradação) dos povos.

(2) – Simeão tomou o menino Jesus nos braços e louvou a Deus dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação (às nações, etnias) dos gentios, e para a glória do teu povo de Israel.

(3) – Vós (crentes fiéis, místicos cristãos apostólicos), porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação (etnia) santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.



Meus Irmãos e minhas irmãs! O Livro de Provérbios nos diz: “ … A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio (degradação) dos povos. ...”

Quando falamos de nações, estamos focando os aspectos étnicos, envolvendo as culturas próprias, com seus símbolos e valores, as noções do que é bom ou não é bom para seu povo, sendo essas noções internalizadas em cada um por sua educação de base, gerando no livre arbítrio individual as normas de condutas adotadas, e em consequência as atitudes e comportamentos éticos ostensivos, manifestos nas respectivas personalidades.


Junto ao conceito das nações vem também o sentido de povos, constituídos pelas pessoas que compõem as respectivas etnias; todas as nações (etnias) tem suas lideranças, seus sistemas de organizações, manifestações e manutenções das suas culturas próprias junto ao seu povo, de modo coerente e com justiça, que por serem sujeitos racionais, afetivos e de livre arbítrio, podem desviar seus comportamentos e atitudes, produzindo o opróbrio, a degradação, com consequentes desajustes na convivência étnica idealizada.


Provérbios nos adverte que, mesmo uma nação sendo exaltada, enaltecida por sua prática de justiça na sua etnicidade, a sua população, em consequência do seu livre arbítrio, poderá degradar o seu comportamento pela vida comprometida com os pecados, desviando-se dos ideais étnicos que constitui tal nação.


Todos nós somos sujeitos étnicos, de uma ou outra cultura, seguramente proponente de um agir com justiça; mas como está a nossa vida moral e ética face aos valores de nossa cultura? Estamos colaborando para a perpetuação e aperfeiçoamento das virtudes propostas pelas nossas culturas? O que esperamos da malha do tecido social com o nosso agir inadequado? Reflitamos!


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar




36ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 10º Domingo do Pentecostes – 7ª Semana Missionária – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário