terça-feira, 30 de junho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


Período Missionário

Martiría Eclesial – Ectoeclesialidade -

- 12 Semanas -


31ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 2ª Semana Missionária - ===> 30/06/2020 - Segunda feira – Seja missionário para com as íntimas companhias --- Dinâmica da alteridade, acolhimento, oferta e pedido de perdão -

===> Memorial do dia: Primeiros santos mártires da Igreja de Roma (perseguição do Imperador Nero).



REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Evangelho segundo Mateus 18: 15 - 22 (1) e Atos 10: 9 - 43 (2) …


(1) - “ … Pedro perguntou a Jesus Cristo: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

(2) - “ … Simão Pedro entrou em Cesareia com outros companheiros e o Centurião Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos (43). … ”


Irmãos e irmãs! “ … Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete (21,22). … ”



Estamos refletindo sobre o nosso comportamento atitudinal, com relação ao contexto dos amigos e íntimas companhias, notadamente no âmbito de nossas comunidades eclesiais, tendo ontem focado que, ao conhecer erros cometidos na vida de qualquer um da comunidade, não pode ser motivos de fofocas, mas tentativas de recuperar a pessoa em deslize, podendo envolver uma ou mais pessoas equilibradas na tarefa de ajudar; quando não se logra êxito, a questão deverá ser levada a Igreja (Comunidade Eclesial em Conselho). Mas qual deverá ser a conduta da Igreja?


Jesus Cristo nos responde, conforme suas palavras referenciadas em Mateus Se ele não os atender, dize-o à Igreja; e se recusar ouvir também à Igreja, considera-o como gentio e publicano.

Em verdade vos digo que tudo o que ligares na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra terá sido desligado nos céus (chamado poder das chaves do Reino dos Céus).

Também em verdade vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei no meio deles (presença de Cristo na terra até o fim dos tempos seculares).


Pelo exposto, irmãos e irmãs, percebemos que sermos missionários ou missionárias no âmbito dos amigos e íntimas companhias, enquanto membros do Corpo de Cristo na Comunidade Eclesial, nos envolve em outros fatores importantes, quais sejam, entre outros possíveis, o chamado “Poder das Chaves do Reino” e a “Perene Presença de Cristo entre nós”, quando reunidos em Comunidade Eclesial em Consenso.


Isto posto, percebemos quanto nos traz de grandes responsabilidades ao tomarmos decisões sobre outras pessoas, sob critérios de nossos julgamentos, pois aqui se faz presente o princípio espiritual do poder das chaves conferido à Igreja e não a uma só pessoa, mesmo que seja o Bispo, o Líder, o Pastor, o Patriarca, o Papa.


Esse poder referido é conferido à irmandadedade da congregação eclesial onde Cristo se faz presente; é preciso a cada um de nós, nos revestirmos da Persona Christi, posto que batizados e membros do seu Corpo Místico, não no sentido fantasioso e folclórico das alfaias coloridas e suntuosas dos cenários clericais, mas do Cristo que carrega nossas dores e pecados, nossas mazelas humanas, e que nos acolhe, manso e suave, de braços abertos, carregando nossos fardos, nossa própria cruz de cada dia, aliviando nossas almas e inundando-a de sua abençoada paz. Deus nos ajude!


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar



* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário