domingo, 21 de junho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


Período Missionário

Martiría Eclesial – Ectoeclesialidade -

- 12 Semanas -


21/06/2020 – 30ª Semana do Ano Eclesial 1993.

Domingo Missionário – Seja o fermento na massa

Mistério Litúrgico – Ações afirmativas pessoais da nova criatura em Cristo – O enfrentamento às singularidades pessoais.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Evangelho segundo Mateus 5: 13 - 16 (1) e Lucas 13: 20 – 21 (2) ...


(1) - “ … Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. …

(2) - “ … Disse Jesus: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado. … ”



Irmãos e irmãs! Estamos hoje iniciando a dinâmica de nossa ectoeclesialidade; isto significa ser igreja (eclesia) para os outros, como os outros nos percebem enquanto igreja. Temos um perfil de endoeclesialidade, ou seja ser igreja para nós, nas nossas relações com Deus, como funciona a nossa igreja espiritual interna, aquela que o Próprio Cristo constroi em nosso ser, em nosso coração, em nossa alma; agora a nossa preocupação, é manifestar essa realidade de igreja interna para os outros, projetar para fora (ecto) esta igreja, para que os outros a reconheça em nós.


Jesus Cristo afirmou que somos o “sal” e a “luz” aqui na terra, neste mundo (nosso planeta terra); aqui o sal é considerado como símbolo das virtudes que devemos praticar; para praticar as virtudes nós teremos certos esforços pessoais, teremos uma ascese, sendo essa ascese que nos dispõe para a diástese anímica, que hospedará em nós as graças que Jesus Cristo nos mereceu, e que são derramadas em nós pelo Espírito Santo.


Nós enquanto luz, além da centelha espiritual, a Imago Dei que recebemos em nossa criação, temos os espectros da luz de Cristo, os quais foram dinamizados em nós pelo Santo Batismo recebido, os quais Jesus recomenda que não devemos escondê-los debaixo dos móveis, mas expô-los em locais apropriados, para que possam alumiar a todos da casa. Lembremos que o conceito de casa é amplo, indo desde a nossa habitação familiar até o próprio planeta que habitamos, como cenário de desenvolvimento e nossas operações do Reino de Deus, onde somos operários da messe do Senhor.


Uma boa ilustração do nosso fazer para cumprirmos tais atributos pessoais, e sermos o fermento na massa de nossas relações, ou de nossas pertinências, conforme sugeriu Jesus. Pelo Santo Batismo recebido nos tornamos membros do Corpo Místico de Cristo e pelo Santo Crisma nos evidenciamos como missionários do seu Reino, como operários da sua Messe, no aqui-e-agora da nossa existência; para isto, precisamos manter de modo progressivo a nossa condição de Nova Criatura, conforme o modelo de Jesus para nós, precisamos de nos enfrentar, em nossas questões mais íntimas, pessoais, para perceber o que podemos fazer para melhorarmos enquanto discípulos de Jesus Cristo, enquanto membros do seu Corpo Místico, praticando virtudes e as boas obras, para que a luz do Cristo em nós se efetive e alumie os que estão em nossas relações, em uma vida conforme propõe os Santos Evangelhos de Jesus Cristo.


Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, em nome do Filho, e em nome do Espírito Santo. Amém.


Epistata Philoseleos / Bispo Felismar Manoel


*** --- + --- ***


Diretório Litúrgico ===> Antropotheia – Ciclo Ascendente – Período Missionário – 12 Semanas .

Têmporas Estacionais do Inverno – Festa das Sementes.

Dias 18, 19 e 20 de junho de 2020 – Ofícios de Têmporas, com retiros de reflexão, recolhimento espiritual, ordenações sagradas, tomadas de posições no discipulado cristão. Gratidão das Igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.


Côr Litúrgica para o período: VERDE – SIMBOLIZA O RECOLHIMENTO ESPIRITUAL DINÂMICO, FIRMADO NA ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR PELA CONJUGAÇÃO DA FÉ COM O DINAMISMO DA NATUREZA CRIADA POR DEUS.



Efemérides da Semana de 21 a 27/06/2020


21/06/2020 – 1º Domingo Missionário.

Mistério Litúrgico: Seja o fermento na massa .

São Luiz Gonzaga.


22/06/2020 – Segunda feira – São Paulino de Nola, bispo; São João Fisher, bispo e mártir; São tomás Moro, mártir.

23/06/2020 – Terça feira – Vigília na natividade de São João Batista; Santa Agripina; B. Inocêncio V; São José Cafasso.

24/06/2020 – Quarta feira – Natividade de São João Batista.

25/06/2020 – Quinta feira – 490º aniversário da Confissão de Augsburgo(1530); São Máximo de Turim.

26/06/2020 – Sexta feira – São José Maria Escrivá, sacerdote.

27/06/2020 – Sábado – São Cirilo de Alexandria, bispo e doutor da igreja.


***** …….. *****


(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 -

Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado

São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário