terça-feira, 16 de junho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


29ª Semana do Ano Eclesial 1993 -

Semana do Corpo de Cristo presente no mjndo – O Corpo de Luz


16/06/2020 – Terça-feiraMemorial do dia:

===> – 500º aniversário da Excomunhão de Martinho Lutero, (1520) – Reflexão sobre os erros históricos e necessidades de atos de reparação. - São Manuel, mártir.



Reflexões Mistagógicas – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização

===> Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Evangelho segundo João 8: 12 (1) … e Mateus 17: 1 – 8 (2) ….


(1) - Disse Jesus: … “ Eu sou a luz do Mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”

(2) - Jesus subiu ao monte para orar, levando consigo a Pedro, Tiago e João. … “ E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.” ...


Irmãos e irmãs! (1) Palavras de Jesus: “ Eu sou a luz do Mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”



Estamos em plena terça-feira da semana do Corpo Místico de Cristo, presente no mundo em nossos dias e para todo os tempos seculares.


Quando falamos e refletimos sobre o Corpo de Cristo no mundo, trazemos às nossas mentes dois fatos importantes: a vida em abundância que Jesus Cristo afirmou que veio trazer para nós, e relacionado às potencialidades místicas do seu corpo, a Luz do Mundo que Ele afirmou ser e declarou-nos também portadores dessa mesma luz, naturalmente, na condição de sermos o sal da terra.


Três elementos iremos então trazer para nossa meditação:

1 – Jesus Cristo em seu evangelho afirma que veio ao mundo para que nós tenhamos vida abundante; ele usou na versão grega do evangelho, o termo ZOÊS, quando se referiu à vida, e não o termo BIOS; de zoês temos a palavra zoesis , ou zoesia, para focar a ideia de uma vida espiritual perceptível em Cristo, ou seja, uma espiritualidade perceptível na vida dos batizados que se fazem discípulos de Cristo, com ações afirmativas na comunidade de fé e testemunhalidade real na comunidade social, o que muito contribui para a presença eclesial no mundo, possibilitando a divinização pessoal na theosis crística. Em Cristo Ressuscitado, Vivo, Ascensionado ao céu, e presente misticamente no mundo, em seus membros batizados, temos de fato Vida abundante.

2 – A Zoês Crística quando misticamente ativa na existência do batizado, sustenta em sua corporeidade a PHOTÊS potencial que ilumina a humanidade. Cristo é a Luz do Mundo, tanto enquanto Filho do Homem, como também como Filho de Deus na Pessoa de Jesus de Nazaré, haja vista, o fenômeno da sua transfiguração; esta verdade esteve presente no período da existencialidade histórica da vida de Jesus Cristo, como na vida dos atuais membros do seu Corpo Místico de Cristo, na sua Santa Igreja (Hágia Eclésia), na nossa condição de sal da terra. É preciso amar e praticar as virtudes e as boas obras para fugir das condições de trevas.

3 – Como partes do Corpo Místico de Cristo, pelo Santo Batismo recebido, constituídos na sua membresia dispersa e testemunhante pelo mundo, na Santa Igreja, nossas potencialidades photês crística (luz) deverá ser instrumentalizada, se transformando em lampôs crística (lamparina), para iluminar o nosso entorno pessoal, familiar, social, para dissipar as trevas do mundo, como bem disse Jesus em Mateus 5: 13… “assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.”


Enviai sempre Deus Eterno, sobre nós o teu Santo Espírito Paracleto! E certamente será renovada a face da terra como Reino de Deus em nosso planeta!


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar



* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário