segunda-feira, 29 de junho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


Período Missionário

Martiría Eclesial – Ectoeclesialidade -

- 12 Semanas -


29/06/2020 – 31ª Semana do Ano Eclesial 1993.

Segunda feira da 2ª Semana Missionário – Seja missionário para com as íntimas companhias.

===> Dinâmica da alteridade, acolhimento, oferta e pedido de perdão -

===> Memorial do dia: Santos Pedro, papa e Paulo, apóstolos e mártires - 69º aniversário da Sagração Episcopal de Dom Manoel Ceia LaranjeiraBispo Sagrante Principal Dom Salomão Ferraz da Igreja Católica Livre no Brasil, Co-sagrantes Dom John Perkowiski da Missão Vétero Católica Polonesa no Brasil e Dom Jorge da Igreja Católica Apostólica Brasileira (1951).

O CARISMA DO MOVIMENTO CATÓLICO APOSTÓLICO SALOMONITA MANTÉM A BENÇÃO DA UNIÃO ENTRE AS TRÊS TRADIÇÕES DE ESPIRITUALIDADES CATÓLICAS NA SUCESSÃO EPISCOPAL DERIVADA DA IGREJA DE ROMA.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Evangelho segundo Mateus 18: 15 - 22 (1) e Atos 10: 24 (2) …


(1) - “ … Pedro perguntou a Jesus Cristo: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

(2) - “ … Simão Pedro entrou em Cesareia com outros companheiros e o Centurião Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos. … ”




Irmãos e irmãs! “ … Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. … ”


Jesus Cristo deu essa resposta a Simão Pedregulho dentro de um contexto de convivência em comunidade eclesial, onde de modo geral, encontramos os que se tornam nossos íntimos amigos; a tônica da interrogação de Simão Pedregulho foi o perdão que devo ofertar, mas podendo também ser o perdão que devo pedir; no contexto da convivência comunitária, conforme podemos ver na narrativa de Mateus 18 de 15 a 22, traz em seu bojo o interesse de edificar alguém que incorre em erros, podendo esse alguém ser também eu próprio, evocando a nossa capacidade de persuasão para desviar alguém do erro; primeiro aborda a minha capacidade pessoal de convencer alguém a abandonar o erro e em segundo, convidar mais alguém, para que juntos sermos mais persuasivos; naturalmente aqui não tem lugar para o espírito de fofocas e “disse me disse”, – comuns em algumas comunidades, mas aqui descartada essa possibilidade; - leva-se ao conhecimento da comunidade eclesial, casos de contumácia deliberada – com zelo psico pastoral eu incluiria antes a experiência de cuidados terapêuticos. -


Lembremos irmãos e irmãs, que quando entramos na dimensão da vida de santidade eclesial de um discípulo ou discípula de Cristo, membros do seu Corpo Místico, - como é o presente caso - estamos incluindo a ideia da vida não dominada pelo mundo, mas sim, na convivência social das comunidades de fé, partilhando crenças e ideais comuns, mesmo havendo idiossincrasias pessoais de diversidades humanas, mas a misericordiosa compaixão de Deus nos atingindo a todos, mediante a variedade dos espectros vibracionais de sua divina luz.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar



* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário