quarta-feira, 3 de junho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA ORIENTAL -


27ª Semana do Ano Eclesial 1993 -

Semana de Pentecostes – Paraclesia Espiritual -

Empoderamento Espiritual pelo Espírito Santo.


===> Jesus Cristo subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, mas como prometeu, não nos deixou órfãos de sua presença, e nos enviou da parte do Pai o Espírito Santo, para nos orientar em todas as coisas; eis pois, que nenhum outro ser humano legitimamente poderá substituí-lo como seu vigário aqui na terra, sendo todos nós clérigos de quaisquer graus de ordem ou função, apenas seus comissários. Esta é a fé que professamos com os bem-aventurados apóstolos, conforme os santos evangelhos. <===


03/06/2020 – Quarta feira – Memorial de Lucien Lee Kinsolving, pioneiro anglicano no Brasil; São Carlos Lwanga e companheiros, mártires.


Reflexões Mistagógicas

- Catecumenato como Caminho de Espiritualização -


Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Atos dos Apóstolos 2: 1 a 4 …


Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar, de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.





Irmãos e irmãs! “E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles”.


Afirma o texto de Atos, como referência acima, que houve também uma manifestação visual por ocasião dos fenômenos de Pentecostes, percebidas por eles como “línguas de fogo”. Provavelmente essa percepção foi daqueles que estavam reunidos no cenáculo, podendo ser uma manifestação objetiva, mas também subjetiva; uma percepção coletiva, do grupo que vivenciava aquela experiência de santidade e comunhão espiritual superior, muito além do simplesmente devocional.


Imaginemos a sublime ventura de fazer parte desse grupo e vivenciar essa experiência, naqueles dias conturbados e sofridos pelos amigos e fiéis discípulos do Divino Mestre! Foi de certa maneira, já um pouco de participação das glórias do Jesus Cristo Ressuscitado e Ascenso ao Céu, o Vencedor da morte, do mundo e do pecado.


Nós os batizados da época atual, que fomos sepultados com o Cristo nas águas do batismo e que ressuscitamos com Ele ao sair dessas águas, temos o privilégio de participar com Ele da Hiera Zoezia existencial na membresia da Ágia Eclesia, seu Corpo Místico presente no mundo, aqui e agora, até o fim destes séculos; as nossas práticas de ascese, na reverência, adoração e comunhão com a Santa e Una Trindade e a participação dos Santos Mistérios Eclesiais, sustenta em nós a sagrada diástese interior, que nos torna disponíveis hospedeiros das Divinas Energias, em Graças do Santo Espírito Paracleto. Toda esta prática da vida consagrada favorecerá a nossa participação na Theosis de seu Corpo Santo do Cristo Místico. Esforcemo-nos para sustentar essas práticas em nossas vidas.


Enviai sempre Deus Eterno, sobre nós o teu Santo Espírito Paracleto! E certamente será renovada a face da terra, nosso mundo planetário!


Ancianato Monasterial – 03/06/2020

+ Philoseleos/Felismar


======= ***=======


(1) Monastério Sagrada Compaixão

Estrada das Amendoeiras, 248 – Chácaras Rio Petrópolis (Capivari), Duque de Caxias, RJ e

(2) Capela Francisco de Assis – Efemeria São Gregórius Palamas -

Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário