31/05/2020 – 27ª Semana do Ano Eclesial 1993.
Semana de Pentecostes – Paraclesia Espiritual -
Empoderamento Espiritual pelo Espírito Santo.
02/06/2020 – Terça feira – Memorial de James Watson Morris, pioneiro anglicano no Brasil; São Marcelino e São Pedro, mártires.
Reflexões Mistagógicas
- Catecumenato como Caminho de Espiritualização -
Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Atos dos Apóstolos 2: 1 a 4 …
“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar, de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.
===> Jesus Cristo subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, mas como prometeu, não nos deixou órfãos de sua presença, e nos enviou da parte do Pai o Espírito Santo, para nos orientar em todas as coisas; eis pois, que nenhum outro ser humano legitimamente poderá substituí-lo como seu vigário aqui na terra, sendo todos nós clérigos, apenas seus comissários. Esta é a fé que professamos com os bem aventurados apóstolos, conforme os santos evangelhos. <===
Irmãos e irmãs! Continuando a nossa reflexão mistagógica de hoje, sobre o fato do empoderamento do Espírito Santo a todos os discípulos de Jesus Cristo reunidos no cenáculo, sem discriminação, ungindo a apóstolos e discípulos, homens e mulheres, vamos focar o tópico em destaque, acima, sobre o texto de Atos dos Apóstolos, onde cita que … de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados… Isto traz para nós uma evidência de que o fato não resultou de um reflexo condicionado, bastante comuns quando se trata de fenômenos psico-anímicos; um som vindo do alto, semelhante a uma tempestade de ventos – algo de fato, cosmicamente ocorria, produzindo sons, portanto, algo de “concreto e objetivo”, percebidos por todos – e esta briza sonora encheu toda casa, onde eles se encontravam assentados – aqui pode ser um fenômeno misto, tanto objetivo, quanto subjetivo.
Observemos que o fenômeno de percepção dos sons como de tempestades de ventania foi objetivo, por todas as pessoas presentes no local onde se encontravam; a briza sonora que encheu toda a casa, tanto pode ser fenômeno objetivo, percebido por todos, como subjetivo, percebidos de modo particular, de cada um; e todos ficaram cheios do Espírito Santo. Há uma percepção interna, de modo subjetivo, da grandeza de um poder divino invadindo a pequenez de uma vida humana, e isso percebido, estimula a convicção e a fé, impulsionando a ousadia nas ações de diversos apostolados eclesiais na Seara do Mestre, na Messe do Senhor.
Como operários dessa messe do Senhor, testemunhas desse reino espiritual de Jesus Cristo, reflitamos e busquemos a cada dia atualizar as nossas conversões, em comunhão com a Santíssima Trindade, em orações e asceses, para que consigamos a nossa disposição diastésica para abrigar as divinas energias que o Santo Paracleto nos traz.
Que Deus nos abençoe com sua Santa Unção, para sermos fiéis testemunhas das sadias doutrinas, agindo como membros do Corpo Místico de Cristo, a fim de fazê-lo presente no mundo até o fim dos séculos.
Ancianato Monasterial – 01/06/2020
+ Philoseleos/Felismar
======= ***=======
(1) Capela do Monastério Sagrada Compaixão (Monasterion Hieroseleos) –
Estrada das Amendoeiras, 248 – Chácaras Rio Petrópolis (Capivari), Duque de Caxias, RJ e
(2) Capela Francisco de Assis – Efemeria São Gregórius Palamas -
Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário