segunda-feira, 22 de junho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


Período Missionário

Martiría Eclesial – Ectoeclesialidade -

- 12 Semanas -


22/06/2020 – 30ª Semana do Ano Eclesial 1993.

Segunda-feira da 1ª Semana Missionário – Seja o fermento na massa ===> Ações afirmativas pessoais da nova criatura em Cristo – O enfrentamento de si quanto às singularidades pessoais.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Evangelho segundo Mateus 5: 13 - 16 (1) e Lucas 13: 20 – 21 (2) ...



(1) - “ … Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. …

(2) - “ … Disse Jesus: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado. … ”


Irmãos e irmãs! “ … Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? … ”


O sal é um símbolo das virtudes que devem ser praticadas pelos discípulos de Cristo, sendo um dos elementos usados no ritual de batismo nas comunidades católicas apostólicas. Quais seriam essas virtudes que nós cristãos devemos praticar?


Normalmente evocamos as três virtudes teologais, que nos relaciona com Deus, a fé na existência de Deus, o Ser Eterno, o Princípio Principiante que deu origem a todas as coisas, com o qual podemos ter uma experiência intrínseca pessoal; a esperança nas promessas de Jesus Cristo, conforme nos las revelam os evangelhos do Senhor; e a caridade, pela qual amamos o nosso próximo como a nós mesmos e praticamos as boas obras do bem, para com toda a ordem da criação de Deus.


As principais virtudes cardinais, são atributos humanos, sobre os quais giram outras boas qualidades, que as comunidades e a vida social necessitam, para uma convivência auspiciosa aqui no planeta:

A justiça que nos leva a dar ou empenhar-se para que o outro tenha o que lhe é devido; a fortaleza que nos leva a mantermos firmes no enfrentamento das dificuldades e constantes na procura e promoção do bem; a prudência que nos dispõe ao bom discernimento da razão nas tomadas de decisões na orientação de nossas condutas; a temperança que modera as nossas atrações sobre os prazeres, dispondo a nossa vontade para se impor frente às influências dos instintos.


Cada um de nós, deve refletir sobre si mesmo e buscar identificar quais são as virtudes em que se está fraquejando, e assim, adotar medidas que ajudem nos resgates desses atributos; é possível procurar ajuda dos dirigentes espirituais e também de terapeutas, que podem apontar caminhos com maiores seguranças de êxito; entretanto, não se pode negligenciar a constância da oração adorante e do estudo dos santos evangelhos, bem como leituras reflexivas de obras pias.


Avante irmãos e irmãs no empenho da prática das virtudes e que Deus nos ajude em nossas empreitadas.

Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar



* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário