terça-feira, 23 de junho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


Período Missionário

Martiría Eclesial – Ectoeclesialidade -

- 12 Semanas -


23/06/2020 – 30ª Semana do Ano Eclesial 1993.

Terça-feira da 1ª Semana Missionário – Seja o fermento na massa.

===> Ações afirmativas pessoais da nova criatura em Cristo – O enfrentamento de si quanto às singularidades pessoais.

===> Memorial do dia: Vigília na natividade de São João Batista; Santa Agripina; B. Inocêncio V; São José Cafasso.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Evangelho segundo Mateus 5: 13 - 16 (1) e Lucas 13: 20 – 21 (2) ...



(1) - “ … Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. …

(2) - “ … Disse Jesus: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado. … ”



Irmãos e irmãs! “ … Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? … ”


Refletimos e meditamos ontem, sobre as principais virtudes que devemos praticar em nossas vidas, enquanto “sal da terra”; como vimos, foi um dos símbolos usados em nosso Santo Batismo; hoje, nesta terça-feira, vamos refletir sobre os principais pecados que devemos evitar, pois eles corroem a vida de virtudes e abrem as portas para uma multidão de outros pecados, sendo tradicionalmente designados por “pecados capitais”. São eles:

1 - A Gula - desejo exagerado por comida e bebida, além das necessidades; se relaciona com a gula, também, o egoismo, a cobiça, que devem ser controlados pela virtude da temperança.

2 - A Avareza – um apego em excesso e descontrole pelo dinheiro e bens materiais, deixando as coisas de Deus em segundo lugar; este pecado conduz a pessoa a idolatria, por tratar algo material como se o fora mais importante do que a comunhão com Deus.

3 - A Luxúria - um desejo passional, centrado em si mesmo, por todo o prazer sensual e material, em estrita relação com as paixões humanas; apego aos prazeres da carne, corrompendo costumes, com sexualidades e lascívias extremas.

4 - A Ira – sentimento de raiva intensa e descontrolada, com ódio, rancor, podendo ou não chegar à vingança; um sentimento mental conflitante entre o causador da ira e o agente irado, podendo plantar sementes desastrosas no coração do irado.

5 - A Inveja – um pecado que leva a pessoa a ignorar suas próprias bençãos e desejar o estado abençoado de outras pessoas, em vez de focar no seu crescimento pessoal e desenvolvimento espiritual próprio; desejo em exagero por posses materiais, status social e habilidades de outra pessoa, desejando os bens do próximo; pode alimentar o ciúme, a envidia, num “olhar malicioso”.

6 - A Preguiça – um estado de falta de capricho, de zelo, de empenho; lentidão, moleza, podendo ser de origem orgânica, ou psíquica, conduzindo a pessoa a aversão ao trabalho, ao ócio gerando a vadiagem.

7 - A Orgulho ou Vaidade – uma soberba, por orgulho em excesso, com arrogância, que leva à vanglória. Tomás de Aquino dispensa um foco especial à soberba.


Irmãos e irmãs, reflitamos seriamente sobre nós mesmos, cada um de per si, e vejamos como auto-confrontarmos com relação às virtudes e com relação a esses pecados, estando todos nós cientes que Jesus Cristo não deseja a morte do pecador, mas sim, que o pecador se converta do seu pecado e viva, a vida em abundância que ele trouxe para nós, como ele próprio afirmou em seu evangelho; lembremos que a Igreja Cristã é o hospital dos pecadores, disponibilizando em Cristo os seus Santos Mistérios, como remédios para os nossos pecados. Caminhemos com Cristo na sua Igreja, participando da sua divindade corporal, pois somos membros desse Sagrado Corpo Místico. Amém. Que Deus nos abençoe a todos.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar



* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário