sábado, 20 de junho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


29ª Semana do Ano Eclesial 1993 -

Semana do Corpo Místico de Cristo presente no mundo – O Corpo de Luz - 20/06/2020 – SábadoMemorial do dia:

===> – Beatas Sancha e Mafalda, princesas, virgens; Beata Teresa, princesa, rainha e religiosa; Beata Margarida de Ener.




Reflexões Mistagógicas – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização ===> Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Evangelho segundo João 8: 12 (1) … e Mateus 17: 1 – 8 (2) ….


(1) - Disse Jesus: … “ Eu sou a luz do Mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”

(2) - Jesus subiu ao monte para orar, levando consigo a Pedro, Tiago e João. … “ E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.” ...


Irmãos e irmãs! Somos o Corpo Místico de Cristo no Mundo – Qual a função dessa presença você desempenha, como membro desse Corpo?



Estamos terminando a Semana do Corpo de Cristo neste sábado; a cada dia desta semana nós fizemos reflexões sobre esse Santo Corpo do qual somos partes, pelo Santo Batismo recebido. Jesus Cristo Ressuscitado, presente no céu e junto a nós congregados dois ou três… e mais, afirmou que nós somos a luz do mundo e o sal da terra, e no contexto de suas afirmações deixa claro que esse tipo de vida testemunhante, tem relação e se afirma pela prática das virtudes e pelo amor as obras boas.


Nós todos, chamados cristãos, temos um mau costume de ressaltar nossas devoções pessoais às coisas secundárias da fé, em detrimento da centralidade em Jesus Cristo, Ele o Único Filho de Deus e Suficiente Salvador.


Afirmam os Cânones de Nossa Instituição Eclesial, quando tratam dos objetivos das nossas comunidades, que devemos desenvolver uma espiritualidade centralizada em Cristo, de modo progressivo, e que nossas crenças, filosofias e ideologias comunitárias devem ser de conformidade com o Santo Evangelho do Senhor.


As dinâmicas das vivências comunitárias se deslocam, embora de modo piedoso, mas para coisas e pessoas que deixaram bons exemplos, porque praticaram as virtudes cristãs, as boas obras, o culto a Deus, sempre seguindo a trilha apontada pelo Mestre dos Mestres, Jesus Cristo, o Senhor; o nosso caminhar com Cristo, enquanto membros do seu Corpo Místico, deve ser sempre com Ele, nEle e por Ele, e não tomando como centro esses irmãos e irmãs vencedores na vida de fé, pois eles e elas são apenas nossos irmãos e irmãs do caminho aqui na terra.


Toda às Ordens das Sagradas Hierarquias Angelicais e o Panteão da Comunhão dos Santos apontam para a centralidade da vida em Cristo, com Cristo e por Cristo; não justifica esses desvios devocionais reducionistas às testemunhas de Cristo, sendo que, o que devemos fazer, é, nos animar pelos seus exemplos, pelos acertos de suas vidas ao caminhar de conformidade com o Santo Evangelho, pois os Santos Evangelhos, contextualizados, constituem a bússola balizadora das nossas vidas aqui na terra, enquanto membros do Corpo Místico de Cristo, sendo sal da terra (praticantes das virtudes e boas obras) e luz do mundo para iluminar o nosso entorno de convivência, e por extensão, atingir todos os confins do planeta terra, pois a Messe é Grande, a Seara é gigantesca, mas ela é do Mestre dos mestres, ela é do Cristo Nosso Único Senhor, que continua presente aqui conosco, quando praticamos as ações apropriadas para os membros do seu Santo Corpo.


Jesus Cristo Senhor, tenha misericórdia de nós!


Enviai sempre Deus Eterno, sobre nós o teu Santo Espírito Paracleto! E certamente será renovada a face da terra como Reino de Deus em nosso planeta!


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar



* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário