segunda-feira, 8 de junho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


28ª Semana do Ano Eclesial 1993 -

Semana da Santíssima Trindade - Agios Trias -


===> O Ser Eterno, o Vivente Universal que se manifesta na Comunidade da Trindade Santíssima - no devir da vida e existência como Deus Pai Maternal - o Logos Devirânico, na manutenção da ordem criada como Deus Filho - o Cristo Redentor, e no cumprimento dos propósitos funcionais da criação existencial, como Deus Espírito Santo - o Paracleto Orientador. - Comunhão com a Comunidade da Trindade <===


08/06/2020 – Segunda-feiraMemorial do dia:

!|!

v

===> Beata Maria do Divino Coração, nobre e religiosa.

Reflexões Mistagógicas

- Catecumenato como Caminho de Espiritualização -


Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Evangelho segundo Mateus 28: 18 a 20


Jesus Cristo Ressuscitado falou aos seus onze apóstolos, e disse: “ Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século,”



Irmãos e irmãs! “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto,” …


Estas são as palavras de Jesus Cristo, proferidas com seriedade, dirigindo-nos um decidido imperativo, de um modo geral a todos os batizados, e de maneira especial a nós clérigos do ministério ordenado, que assumimos a tarefa de dar continuidade ao rotineiro das tradições da sucessão apostólica, no tempo e na história, como eclésia, através das suas diversas instituições.


Em nossos contextos culturais, principalmente no Ocidente, quando se fala em “autoridade”, de modo bem generalizado surge as ideias de “poder”, que muito cedo nas instituições se degeneram para o viés político, com suas falácias e ideologias, para consolidar “hegemonias” sobre os mais simples, às vezes se impondo como “soberanos”, com exigências de suditagem. Com certeza não é desse modo que Jesus Cristo se nos la apresentou, pois nEle fica claro que devemos “dar a Deus o que é de Deus e dar a Cézar o que é de Cézar”; o papel dos discípulos de Cristo, clérigos ou leigos, segundo o seu evangelho, é sermos servos uns dos outros.


Em nosso Diretório Litúrgico, estamos na segunda semana do período das fundamentações doutrinárias essenciais da Santa Eclésia, enquanto instituições; vimos na primeira semana o empoderamento no Espírito Santo, nesta semana o agir em nome da Santíssima Trindade e na próxima semana veremos as questões nossas enquanto corporeidade dos batizados na membresia da Santa Eclésia, enquanto Corpo de Cristo presente no mundo até o fim dos séculos. Com certeza, neste contexto de nossas espiritualidades cristãs, não podemos nos negligenciar e acolher a forma desviante do plano de Cristo para o seu Reino aqui na terra, pois esse é espiritual e santificante, oportunizando o nosso crescimento na Zoês do Cristo para a realização de nossa Theosis de modo singular e pessoal, não havendo lugar para as pujanças dos humanos do mundo. Nesse Reino do Cristo o nosso crescer se faz na comunhão com a Santíssima Trindade, com o brilhar da luz de Cristo em nós pelo amor às boas obras e o serviço do próximo carregando os fardos uns dos outros. Aprendamos com Jesus Cristo que é manso e humilde de coração. Que Deus nos ajude a todos.


Enviai sempre Deus Eterno, sobre nós o teu Santo Espírito Paracleto! E certamente será renovada a face da terra como Reino de Deus em nosso planeta!


Ancianato Monasterial – 06/06/2020

Epistata Philoseleos/Felismar


======= ***=======


(1) Monastério Sagrada Compaixão

Estrada das Amendoeiras, 248 – Chácaras Rio Petrópolis (Capivari), Duque de Caxias, RJ e

(2) Capela Francisco de Assis – Efemeria São Gregórius Palamas -

Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário