sábado, 27 de junho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


Período Missionário

Martiría Eclesial – Ectoeclesialidade -

- 12 Semanas -


27/06/2020 – 30ª Semana do Ano Eclesial 1993.

Sábado da 1ª Semana Missionário – Seja o fermento na massa.

===> Ações afirmativas pessoais da nova criatura em Cristo. – O enfrentamento de si quanto às singularidades pessoais. -

===> Memorial do dia: São Cirilo de Alexandria, bispo e doutor da Igreja.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Evangelho segundo Mateus 5: 13 - 16 (1) e Lucas 13: 20 – 21 (2) ...



(1) - “ … Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. …

(2) - “ … Disse Jesus: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado. … ”




Irmãos e irmãs! “ … Pelos Santos Mistérios nós somos membros do Corpo de Cristo, somos o sal da terra, somos a luz do mundo e somos o fermento na massa do Povo de Deus … ”


Nesta 1ª Semana Missionária de 2020, refletimos a cada dia sobre tópicos de nosso auto-enfrentamento, enquanto indivíduo singular, enquanto pessoa cidadã inserida na malha social do Povo de Deus que caminha com outros, participando das contingências circunstanciais, no tempo e espaço do Planeta Terra; fazemos isto na condição de Igreja de Cristo em si mesmo, mas projetando-a para os outros pela ectoeclesialidade da função “Igreja em Missão”. Nossa proposição inicial para esta primeira semana, foi ser missionário cristão para si mesmo.


Existem fortes marcas históricas, sociais e culturais, que nos levam a um raciocínio de que o cristão é uma pessoa santa e perfeita e se assim não consigo ser, vou esfriando minha prática eclesial e mergulhando nas artimanhas do mundo, principalmente face as pressões pulsionais que carrego, seja de ordem biológica, ou psico-afetivas; não deve ser essa a melhor abordagem de mim mesmo, quando considero a minha dimensão espiritual.


Do ponto de vista cristão, eu sou santo quando procuro “separar-me” do mundo, não permitindo ser dominado por suas influências ideológicas e de valores próprios, mas me dedicando a testemunhar uma outra possibilidade de vivências, conformadas com o espírito do contexto dos santos evangelhos de Cristo. Quanto a eu ser imperfeito, tenho que lembrar sempre, ser exatamente por isso que Jesus Cristo se manifestou na carne, enquanto Filho de Deus, para possibilitar que, apesar de imperfeito, são os méritos conquistados por Cristo em seu Sacrifício Salvador, o trunfo que tenho, para que todas as vezes que errar dadas as minhas imperfeições, em permanente fidelidade e confiança em suas promessas, eu voltar-me para ele na busca das superações que ele me dá, graciosamente, por seu coração misericordioso; o que preciso fazer é, firmar propósitos, arrependido e não conformado, mas sem desespero, pelas minhas imperfeições e pecados, pois é o Senhor quem me salva pela sua graça, cabendo a mim a ascese, os esforços pessoais para alcançar a sagrada diástese que abrigará em mim as energias incriadas de Deus, derramadas pelo Santo Espírito. Devo procurar uma vida de fé, alimentando a esperança e praticando o amor caridoso das obras de misericórdia de Deus.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar



* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário