quarta-feira, 1 de julho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


Período Missionário

Martiría Eclesial – Ectoeclesialidade -

- 12 Semanas -


31ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 2ª Semana Missionária - ===> 01/07/2020 - Quarta feira – Seja missionário para com as íntimas companhias --- Dinâmica da alteridade, acolhimento, oferta e pedido de perdão -

===> Memorial do dia: Santo Aarão.



REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Evangelho segundo Mateus 18: 15 - 22 (1) e Atos 10: 9 - 43 (2) …


(1) - “ … Pedro perguntou a Jesus Cristo: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

(2) - “ … Simão Pedro entrou em Cesareia com outros companheiros e o Centurião Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos (43). … ”


Irmãos e irmãs! “ … Simão Pedro entrou em Cesareia com outros companheiros e o Centurião Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos (43). … ”



O Centurião Cornélio era um gentio, não pertencia ao grupo dos judeus cristãos, nem era circuncidado como os judeus em geral, mas era temente a Deus, sendo instruído por um anjo, para mandar chamar o Apóstolo Simão Pedregulho, para que este o orientasse em sua vida espiritual; tudo isto envolve um contexto de quebras de velhos paradigmas, para o próprio apóstolo e para os crentes fiéis de então.


Simão Pedregulho, como vemos em Mateus 10, nos versículos de 9 a 16, tem um estase místico, no qual o Espírito Santo o orienta contra o seu preconceito étnico cultural contra os gentios, afirmando a Mensagem do Alto “ao que o Senhor purificou não consideres comum”; perplexo com a tecitura da visão espiritual ainda, Simão Pedregulho recebe os enviados de Cornélio e toma conhecimento do seu chamado a ir ter com ele em Cesareia, os acolhe em casa e no dia seguinte vai com eles e os seus ao encontro do Centurião Cornélio.


Simão Pedregulho não entendeu de imediato a mensagem da sua visão mística...“ao que o Senhor purificou não consideres comum”… se referindo a comer dos animais que era proibido aos judeus obedientes à Torá.


Via de regra, quando temos orientações para quebra de tabus, ou comportamentos discriminatórios ou excludentes, nos é dado um tempo de reflexão íntima, para que amadureçamos as questões relacionadas, às vezes, formulando várias perguntas no interior de nossas próprias consciências, para na hora certa surgir a certeza interna, como sínesis, como um verdadeiro kairós libertador. É preciso orar! É preciso meditar! É preciso refletir! Nossas intuições, inspirações, visões, sonhos, estases, vêm a nós para um monólogo interno, que nos conduzirá a um diálogo com a nossa lógica pessoal, aguçando a nossa sensibilidade de membresia para o ouvir da Voz do Kyrius Interno, capaz de promover entre nós a ação do Corpo Místico de Cristo. Oremos todos. -Kyrie Eleiçon! Kyrie Eleiçon! Kyrie Eleiçon! Amin.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar



* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário