- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -
13/07/2020 - Segunda-feira da 4ª Semana Missionária – Mistério Litúrgico ===> Seja missionário junto à sua vizinhança -
===> Memorial do dia: Silas, companheiro do apóstolo Paulo; Henrique de Baviera, duque e imperador; Teresa dos Andes, monja carmelita chilena.
REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Provérbios 27: 10 (1); Gálatas 5: 13 – 14 (2); Lucas 15: 4 – 7 (3).
(1) ===> Não abandoneis o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.
(2) ===> Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
(3)===> Qual, dentre vós, é o ser humano que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Meus Irmãos e minhas irmãs! Nesta segunda feira, nossa reflexão sobre o nosso mistério litúrgico para sermos “missionários junto à nossa vizinhança”, será baseada na referência de Provérbios, como acima, “ … Não abandoneis o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe. … ”
O nosso testemunho público de compromisso na mística cristã apostólica, não nos deve levar ao afastamento de nossos amigos (pessoais), nem tão pouco dos amigos de nossos pais, os tradicionais amigos da família; as crenças religiosas e as ideologias que tentam justificar hegemonias políticas, de “torcidas preferenciais”, seja por crenças religiosas ou filosóficas, por partidos, por clubes, por escolas de samba, ou coisas do gênero, não devem nos afastar de nossas relações de amizades, só por que polarizam opiniões diversas das nossas.
Não devemos insistir em visitar a “intimidade da casa” de nossos irmãos, quando estes estão enfrentando adversidades, salvo naturalmente, quando somos convidados por eles para ajudar nos questionamentos, pois nessas fases, via de regras, faltam a nós a serenidade para nos comportarmos de uma maneira equilibrada e sincera; adverte-nos a sabedoria e prudência de Provérbios, ser melhor valermos da amizade de nosso vizinho, aquele que vive acerca de nós, lembrando que, se ele é meu vizinho, para ele eu sou o seu vizinho, sendo então uma recíproca verdadeira, para cujas relações, se evoca a dinâmica dialogal da alteridade, virtude destacadamente necessária em nossas relações uns com os outros, sejam da vizinhança, ou de localidades distantes. Deus abençoe a cada um de nós e a nossa vizinhança!
Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.
– Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial
+ Epistata Philoseleos/Felismar
– 33ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 6º Domingo do Pentecostes – 4ª Semana Missionária – Ectoeclesialidade.
* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário