sexta-feira, 3 de julho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


Período Missionário

Martiría Eclesial – Ectoeclesialidade -

- 12 Semanas -


31ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 2ª Semana Missionária - ===> 03/07/2020 - Sexta feira – Seja missionário para com as íntimas companhias --- Dinâmica da alteridade, acolhimento, oferta e pedido de perdão -

===> Memorial do dia: São Tomé Apóstolo – Festival das Bananeiras entre os índios pury da região de Fazenda dos Gregórios, em Cruzeiro (vila) de Guiricema (Município), Minas Gerais – Este festival dura até o dia de São Bartolomeu em 24 de agosto.




REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Evangelho segundo Mateus 18: 15 - 22 (1) e Atos 10: 9 - 43 (2) …


(1) - “ … Pedro perguntou a Jesus Cristo: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

(2) - “ … Simão Pedregulho entrou em Cesareia com outros companheiros e o Centurião Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos (43). … ”


Irmãos e irmãs! “ … Simão Pedregulho entrou em Cesareia com outros companheiros e o Centurião Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos (43). … ”




Simão Pedregulho falou ao centurião Cornélio, a seus parentes e íntimos amigos: “ Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que teme e faz o que é justo lhe é aceitável. Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o Evangelho da Paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.”


A mensagem de Jesus Cristo, sua Boa Nova de Salvação é de natureza CATÓLICA, não no sentido de pertencer a uma Instituição Eclesial que usa o nome católica, mas no sentido filosófico da palavra, no sentido universal, amplo, geral, que acolhe a qualquer tipo de pessoas humanas; por isso, não faz acepção de pessoas.


O grupo que estava com o centurião Cornélio, além dos seus parentes, tinha seus amigos íntimos, sem explicitar tipos de relações ou costumes desses amigos, que pertenciam a outras etnias, e provavelmente observantes de outros valores diversos daqueles dos judeus; mas Deus em Cristo acolhe “em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo, sendo-lhe, aceitável portanto.” E nós cristãos, que nos esforçamos para ser discípulos de Cristo? Como será o nosso comportamento com relação aos outros, nossos íntimos amigos? Será sem acepção de pessoas, ou vamos discriminar os que cultivam valores diversos dos nossos? diferentes dos das nossas etnias? Deus em Cristo não faz acepção de pessoas, mas de modo católico, geral, amplo, acolhe a todos os que o temem e praticam o que é justo, devendo ser assim, também o nosso comportamento atitudinal com relação aos outros, com relação aos íntimos amigos.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar



* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário