- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -
12/07/2020 – 33ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 6º Domingo no Pentecostes - 4º Semana Missionária – Mistério Litúrgico ===> Seja missionário junto à sua vizinhança.
REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Provérbios 27: 10 (1); Gálatas 5: 13 – 14 (2); Lucas 15: 4 – 7 (3).
(1) ===> Não abandoneis o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.
(2) ===> Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
(3)===> Qual, dentre vós, é o ser humano que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Irmãos e irmãs! Nesta quarta semana missionária, no espírito de pentecostes e vivenciando nossa ectoeclesialidade junto à nossa vizinhança, devemos ponderar sobre a nossa realidade existencial da moradia: Qual é o nosso cenário vicinal de moradia: Que tipo de vizinho tenho eu sido para os outros? Tenho tido um bom testemunho missionário cristão para com eles?
Sabemos que há certa diversidade de cenários de moradias entre nós, nos dias atuais: temos os que vivem em situações de ruas, usando espaços que oferecem certo aconchego, onde nada existe de conceito de posse, e ultimamente agravados pela falta de senso de segurança, (e como mamíferos que somos, possuímos pulsões de vida para posse, minimamente territorial); temos cenários das periferias, vivendo em comunidades quase-coletivas, onde às vezes não se tem nem mesmo como manter a inviolabilidade intima; temos os centros urbanos, ou as regiões rurais, podendo ainda acrescentar os cenários de turismos de fins de semana, ou de fugas da agitada vida urbana; em qual deles nós nos enquadramos? Que tipo de testemunho temos sustentado em nossas vivências de vizinhanças?
Sabemos que esses cenários e neles as interações sociais são provadas de modo eloquentes, às vezes gerando insatisfações, querelas, resistências, dificultando os testemunhos harmoniosos, para o que devemos lembrar das oportunidades de se aplicar as lições ponderadas dos textos sagrados acima registrados. Ponderemos e nos esforcemos, cada um de nós, seja qual for nossa situação cenarial de convivência, para cumprir esses conselhos que os Escritos Sagrados nos propõem. Que Deus nos ajude!
Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, em nome do Filho, e em nome do Espírito Santo. Amém.
Epistata Philoseleos / Bispo Felismar Manoel
*** --- + --- ***
Diretório Litúrgico ===> Antropotheia – Ciclo Ascendente –
Período Missionário – Martiría Eclesial – Ectoeclesialidade -
- 12 Semanas – (de 21/06 a 06/09/2020) -
Pastoral Ecológica Observatório do Infinito:
Constelação de Câncer – de 21/6 a 21/7/2020
Lua Nova de Câncer em 21 de junho – Inícios de atividades
Lua Cheia de Câncer em 5 de julho – Festivais e celebrações
Têmporas Estacionais do Inverno – Festa das Sementes.
Dias 18, 19 e 20 de junho de 2020 – Ofícios de Têmporas, com retiros de reflexão, recolhimento espiritual, ordenações sagradas, tomadas de posições no discipulado cristão. Gratidão das Igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.
Côr Litúrgica para o período: VERDE – SIMBOLIZA O RECOLHIMENTO ESPIRITUAL DINÂMICO, FIRMADO NA ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR PELA CONJUGAÇÃO DA FÉ COM O DINAMISMO DA NATUREZA CRIADA POR DEUS.
Efemérides da Semana de 12/07 a 18/07/2020 - Memoriais
12/07/2020 – 4ª Semana Missionário - (6º Domingo no Pentecostes) -
Mistério Litúrgico: Seja missionário junto à sua vizinhança.
João Gualberto.
13/07/2020 – Segunda feira – Silas, companheiro do apóstolo Paulo; Henrique de Baviera, duque e imperador; Teresa dos Andes, monja carmelita chilena.
14/07/2020 – Terça feira – São Camilo de Lelis, presbítero; São Francisco Solano, frade.
15/07/2020 – Quarta feira – São Boaventura, bispo e doutor da igreja.
16/07/2020 – Quinta feira – Nossa Senhora do Carmelo.
17/07/2020 – Sexta feira –
103 anos da criação da Irmandade Ordem de Santo André - IOSA, pelo Reverendo Salomão Ferraz para o apostolado da ecumenicidade cristã apostólica.
Richard Holden. Tradutor do Primeiro Livro de Oração Comum para o português (em 1876); Santa Marcelina, virgem; Beato Inácio de Azevedo e os Quarenta Mártires do Brasil.
18/07/2020 – Sábado – São Francisco Solano, frade e missionário.
***** …….. *****
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 -
Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado
São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário