segunda-feira, 20 de julho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


20/07/2020 - Segunda-feira da 5ª Semana MissionáriaMistério Litúrgico ===> Seja missionário junto à sua comunidade social.

===> Memorial do dia: Venerável Padre Cícero Romão Duarte, santo popular, canonizado pela Igreja Católica Brasileira.

Santa Margarida de Antioquia, virgem e mártir.



REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Romanos 12: 2 (1); Romanos 12: 4 – 6(2); Romanos 12: 11 – 14 (3).


(1) ===> “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

(2) ===> “ como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros um dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada ….”

(3)===> No zelo, não sejais descuidados; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; regozijai-vos na esperança, sedes pacientes na tribulação e perseverantes na oração; compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.”



Meus Irmãos e minhas irmãs! “ … (1) Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.


Nesta semana, iniciamos as nossas reflexões com a exortação do apóstolo Paulo, para a … renovação de nossas mentes … ; não uma renovação aleatória, mas focada na procura, na inquirição, na busca de experienciar em nossos contextos pessoais, de acordo com as idiossincrasias singulares de nossas individualidades, para sabermos, entre as várias possibilidades de nosso livre arbítrio, qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em nós.


Neste contexto, devemos lembrar de nossas funções específicas enquanto membros do Corpo de Cristo no Mundo, aquilo que nos é pessoal, que deve ser ajustado no sentido de contribuir para a melhora de nós mesmos, em ordem a uma perfeição que deverá ser manifestada na terra, pela Eclesia, enquanto o Cristo presente no mundo até os fins dos tempos. Devemos nos concentrar em nós mesmos, enquanto seres imperfeitos, em ordem ao que Jesus de Nazaré nos instruiu em seu evangelho; qual a minha imperfeição, defeito, pecado, de natureza mais íntima em mim, que eu posso me esforçar para melhorar? Trata-se de um exercício ascético, físico e espiritual, envolvendo o mental e todo o meu ser; é uma luta, no temor e reverência a Deus, sendo através dessa luta que o Espírito Santo me capacitará com a disposição interna, a diástese, para hospedar, abrigar, as virtudes que permitem manifestar os dons de Deus em nós com Cristo.


Não adianta as nossas fugas, a falta do enfrentamento sobre nossas singularidades, pois somos operários da Messe do Senhor, mas somos também membros do Corpo de Cristo, formamos com ele a Hágia Eclesia, a Santa Igreja, o Sacraento de sua presença no mundo até os fins dos tempos.


Avante! Exercitemo-nos! Pratiquemos as nossas asceses! O Santo Espirito nos capacitará com a hiera diástese para manifestar em nós as Santas Energias Incriadas de Deus!


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar


34ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 7º Domingo do Pentecostes – 5ª Semana Missionária – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário