quinta-feira, 30 de julho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


30/07/2020 - Quinta-feira da 6ª Semana MissionáriaMistério Litúrgico ===> Seja missionário na sociedade civil.

===> Memorial do dia: Pedro Crisólogo, bispo e doutor da igreja; Santa Maria de Jesus Sacramento e Venegas e São Leopoldo Mandic.



REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - 2 Coríntios 6: 14 – 18 (1).


(1) - O apóstolo Paulo escreveu … “ … Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão da luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e o Maligno? Porque nós somos santuários do Deus Vivente, como ele próprio disse:


* Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. ...”



Meus Irmãos e minhas irmãs! Em sua carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo escreveu … “ … nós somos santuários do Deus Vivente, como ele próprio disse: * Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, ... ...”


Por sermos pessoas humanas, seres racionais capazes de agir com logicidade, com atributos morais pelas escolhas que fazemos entre o bem e o mal, temos uma irmandade de origem em Deus, com toda a ordem da criação; somos irmãos de origem com todos os humanos, sejam crédulos ou incrédulos, portanto, enquanto cidadãos e cidadãs, devemos nos comportar com alteridade com todos; mas nós crentes fiéis nas Boas Novas de Jesus Cristo Filho de Deus, caminheiros de seu Reino Espiritual, membros do seu Corpo Místico, devemos nos separar da mundanidade que vive fora do Temor do Senhor, pois somos constituídos e SANTUÁRIOS DO DEUS QUE VIVE; não de um deus simbólico, fetichial, ou agalmático (estatual), que não nos pode oferecer respostas exógenas.


Atentemos para a afirmação de Paulo, … “somos santuários do Deus Vivente”, aquele que vive, com o qual podemos ter plena comunhão em Cristo, ter experiências vivenciais, indo além dos fenômenos thaumatês (dotes pessoais), com possibilidades mesmo dos terastês (manifestações espirituais dos céus). Podemos portar o Senhor, o Kyrius, o Cristo Interno, enquanto caminheiros aqui na terra, por sermos membros do seu Santo Corpo, Obreiros da sua Seara, Operários da sua Messe, comungando na Santidade, apartados da mundanidade e suas influências espirituais más, como Santuários do Eterno Deus que se manifesta nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Estamos preparados para esse ministério? Estamos empenhados em vivenciar a zoesia que Cristo nos trouxe na sarkosis? Estamos dispostos a nos esforçar (ascese) na vida eclesial, prática das virtudes e obras boas? na aquisição das disposições internas (diástese), para a construção da nossa divinização pessoal (theosis)? Reflitam! Meditem! ponderem!


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar


35ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 9º Domingo do Pentecostes – 6ª Semana Missionária – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário