terça-feira, 14 de julho de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


14/07/2020 - Terça-feira da 4ª Semana MissionáriaMistério Litúrgico ===> Seja missionário junto à sua vizinhança -

===> Memorial do dia: São Camilo de Lélis, presbítero; São Francisco Solano, frade.



REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Provérbios 27: 10 (1); Gálatas 5: 13 – 14 (2); Lucas 15: 4 – 7 (3).

(1) ===> Não abandoneis o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.

(2) ===> Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

(3)===> Qual, dentre vós, é o ser humano que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.



Meus Irmãos e minhas irmãs! “ … (2) Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. … ”


Queremos hoje, nesta terça-feira, refletirmos sobre este mistério da misericórdia divina, respeitar o nosso livre arbítrio nas nossas escolhas, com relação às exigências pulsionais da carne: Deus não viola os nossos direitos de escolhas, pois estamos todos nós, sujeitos às pressões pulsionais instintivas, e estas tem fortes vínculos com o nosso temperamento bio-psiquico herdado, com nosso caráter resultante de nossa educação de base (influências significativas de nossa infância até os seis sete anos), tudo isto se manifestando em nós, enquanto personalidade de indivíduos singulares que somos todos nós.


Sabemos que atender ao chamado do Mestre Jesus de Nazaré, nos é sedutor, - dado ao “vocare interno”, a voz divina que nos conclama, que ouvimos em nosso perfil psico-afetivo, - mas sabemos também ser uma tarefa difícil carregar a nossa própria cruz de todos os dias de nossas vidas, - pois existem os “diabolês pulsionais”, da carne, a jogar contra as nossas proposições idealizadas. O que fazer diante desse dilema?


A misericórdia divina, sempre previdente e generosa em Jesus de Nazaré enquanto Cristo, enquanto o Filho Unigênito de Deus, coloca em sua Santa Igreja os remédios eficazes para nos curar dos nossos males que resultam das falhas no cumprimentos dos nossos bons propósitos; – a Igreja de Cristo é o Hospital dos Pecadores, e os Sacramentos (Mistérios Sagrados) são os remédios que Deus em Cristo deixou para nós, sempre que forem oportunamente aplicados em nossas vidas. Acerquemo-nos do Altar de Deus de nossa grande alegria! Não nos desesperemos, nem desistamos de nossos bons propósitos por causa de nossas fraquezas, mas busquemos os remédios espirituais que Cristo nos oferece em sua Igreja, os Sagrados Mistérios, os Santos Sacramentos.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial

+ Epistata Philoseleos/Felismar


33ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 6º Domingo do Pentecostes – 4ª Semana Missionária – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário