quinta-feira, 1 de outubro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


01/10/2020 – Quinta-feira da 44ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 18º Domingo no Pentecostes - 3ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus - Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pelos vegetais da terra -- Sintonia com o Ministério da Ordem dos Principados de Deus.


Memorial do dia ===> - Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e doutora da igreja. Dia Internacional dos Idosos.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Jeremias 17: 7 - 8 (1); Gênesis 1: 11 e 29 (2).


(1) – “ … Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. ...”

(2) – “ … E Deus disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. … E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. ...”



Irmãos e irmãs, em Cristo somos um!


Na Sagrada afirmação genesiana, Deus diz: “ … eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. ...” Não obstante a humanidade terrena se tornou carnívora, e em um processo de má adaptação mais acentuada, transformou a morte de animais e aves como esporte, em busca do contentamento da notoriedade, e mais tarde, até os dias atuais, transformou a morte dos animais como processo industrial, para um comércio consumista de carnes e derivados, evocando um avanço científico e tecnológico que não se justifica, porque ignora os princípios de solidariedade para com os animais, e praticamente elimina a prévia economia de Deus para com nossa alimentação, ao nos fornecer os nutrientes vegetais.


Lembro-me, na minha infância nos ambientes da comunidade dos índios pury, o cuidado que meu preceptor formacional, meu opê-tarré, tinha ao me ensinar a coletar uma raiz de um vegetal para remédio, mostrando-me que cavasse com cuidado, para apenas coletar uma raiz sem arrancar a planta vegetal, pois era com a raiz que aquela planta nossa irmã, buscava seus nutrientes para sobreviver, e também ela, era criação de Dokóra (Deus), semelhantes a nós humanos; perdeu-se infelizmente essa sensibilidade, parecendo ter zerado em nosso caráter o respeito pelo outro ser ou ente diverso de nós; degradamos o nosso caráter, subjugando tudo a nossos caprichos, aprisionando os vegetais ornamentais para nossos deleites e os colocando fora de habitats apropriados; alteramos os códigos genéticos dos vegetais comestíveis, sem nenhuma segurança dos impactos que isto pode gerar em nossa saúde e em nossos ambientes, apenas colocando em pauta o que mais convém face ao lucro que poderá gerar. Tudo tende a virar mercadoria e ser propriedade de quem puder comprar, estimulando cada vez mais, mediante recursos subliminares ou mesmo condicionamentos abertos, para que toda a sociedade se torne consumidora. Triste cenário terreal deste planeta multicultural globalizado!


Voltemos irmãos e irmãs! Recomecemos com empatia, com alteridade, com compaixão e misericordiosas atitudes a favor de um mundo melhor, mais solidário, mais fraterno, pois somos todos originados de uma mesma fonte, o Ser Eterno, o Deus e Senhor, Pai e Mãe de todos nós.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

44ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 18º Domingo do Pentecostes – 3ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário