sábado, 10 de outubro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


10/10/2020 – Sábado da 45ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 19º Domingo no Pentecostes - 4ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pela Água e pelos Minerais da Terra – Buscar sintonicidade e comunhão com a Ordem das Potestades da Hierarquias Sagradas.


Memorial do dia ===> Paulino, primeiro arcebispo de York, em 644; São Daniel Comboni.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 65: 9 - 11 (1); Gênesis 1: 9 e 10 (2).


(1) – “ … Tu visitas a terra (nosso solo, o edafo) e a regas (com a água); tu a enriqueces copiosamente (o arrastamento dos minerais do solo); os ribeiros de Deus são abundantes de água (com os diversos minerais do solo); preparas o cereal, porque para isso a dispões, regando-lhe os sulcos, aplanando-lhe as leivas. Tu a amoleces com chuviscos e lhe abençoas a produção. ...”


(2) – “ … Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. A porção seca chamou Deus terra (o solo, o edafo) e ao ajuntamento das águas, mares. E viu Deus que isso era bom. ...”



Irmãos e irmãs, em Cristo somos um!


Durante esta semana que hoje termina, refletimos a partir de textos das Sagradas Escrituras, sobre as nossas responsabilidades relacionadas ao bom governo da terra, – posto nós humanos sermos por Deus estabelecidos como mordomos e cultivadores – com foco especial nesta semana pelo gerenciamento das águas e dos minerais do planeta terra, na sua correlação com a continuidade das condições de vida daqui na nossa biosfera, principalmente focando a inter-relação com o reino vegetal e o animal, estando todos nós envolvidos também pela nossa atmosfera terrestre.


Além das nossas responsabilidades dadas por Deus como mordomos e cultivadores da terra, assumimos também pelo nosso batismo e discipulado em Jesus Cristo, falando coletivamente, a condição de membresia da corporeidade mistica eclesial que o manifesta no mundo nosso aqui, até o fim dos tempos seculares, tendo Ele, Jesus Cristo, nos feito operários da sua seara, com a missão de consolidar aqui o seu Reino conforme a sua Boa Nova. Devemos cumprir nossas tarefas de modo responsável, e infelizmente TEMOS FALHADOS DO PONTO DE VISTA DE UMA ATITUDE PASTORAL ECOLÓGICA, pois em vez de sermos os CUIDADORES DE UM PLANETA BIÓTICO, enquanto humanidade, temos nos transformados nos piores PREDADORES DA TERRA. Ainda há tempos para mudarmos as nossas atitudes comportamentais ostensivas, em favor da sustentabilidade da vida aqui, pois a terra é a nossa oikumene, a casa comum de todos nós. Jesus Cristo Filho de Deus, tenha misericórdia de nós!


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

45ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 19º Domingo do Pentecostes – 4ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário