- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -
16/10/2020 – Sexta-feira da 46ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 20º Domingo no Pentecostes - 5ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.
Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pelos Ecossistemas da Terra – Buscar sintonia e comunhão com as Ordens dos Tronos, Querubins e Virtudes.
Memorial do dia ===> Santa Margarida Maria de Alacoque; Hugh Latimer e Nicolas Ridley, bispos e mártires em 1555; Santa Edwiges, padroeira dos endividados.
REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 34: 12 (1); I Tessalonicenses 4: 10 - 12 (2).
(1) – “ … Quem é o homem (e a mulher também) que ama a vida e quer longevidade para ver o bem? ...”
(2) – “ … Vos exortamos irmãos, a progredirdes cada vez mais e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar. ...”
Irmãos e irmãs!
Na sua primeira carta aos irmãos de Tessalônica, o apóstolo Paulo lhes diz: “ … Vos exortamos irmãos, a progredirdes cada vez mais e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos. … ” Viver tranquilamente, fazendo o nosso trabalho com as próprias mãos, é uma dificuldade dos dias atuais, principalmente na vida ativa dos grandes centros urbanos; mas podemos acolher certamente o “espírito contextual das palavras de Paulo; primeiro ele nos propõe sermos diligentes na busca de uma vida tranquila, ou seja, sem as ansiedades costumeiras das políticas de consumismo, que tende a transformar tudo a mercadoria, à moeda de troca, visando lucros; por outro lado, ele nos propõe a cuidar do que é nosso, e aí está incluído o nosso planeta moradia, a nossa casa comum, a nossa oikumene – nesse contexto somos responsáveis, minimamente, pelo nosso cenário ecossistêmico, onde convivemos com os demais seres e entes vivos da criação de Deus. -
Como sermos diligentes com as questões de sustentabilidade das condições de vida no nosso cenário ecossistêmico? Primeiramente necessitamos saber o que é um ecossistema vital na terra, e isto só será possível se nós buscarmos saber sua definição, o que se entende por ecossistema vital terrestre. É imperioso que se saiba o que é, para enquanto cristão batizado atuar no cumprimento de suas tarefas, como membro do Corpo de Cristo, na nossa tríplice função delegada pelo Plano Divino Superior: como mordomos cuidadores do bem estar do planeta terra; como cultivadores do solo do planeta terra; como operários da seara do Senhor Jesus Cristo na construção do Reino da Boa Nova aqui.
A ideia de trabalharmos com as próprias mãos, nesse contexto de diligência nas ações, nos traz a conceituação de trabalho consequente, consciente das suas repercussões gerais, para nós, para os outros, para o ambiente, para a atmosfera, sem danos à nossa biosfera; não há, em nossos tempos, condições operacionais sem vínculos etológicos, por isso que se torna conveniente, hoje mais que nos dias apostólicos, de uma avaliação de contingências ecológicas, para as nossas políticas pastorais na construção do Reino da Boa Nova, posto sermos os operários da seara do Mestre e Senhor Jesus Cristo, triunfalmente ressuscitado e eternamente vivo.
Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.
– Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -
+ Epistata Philoseleos/Felismar
===> * <===
– 46ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 20º Domingo do Pentecostes – 5ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.
* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário