segunda-feira, 19 de outubro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


Dia 19/10/2020 – Segunda-feira da 47ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 21º Domingo no Pentecostes - 6ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pela Atmosfera da Terra – Sintonia e Comunhão com as Ordens dos Querubins, Tronos e Virtudes.


Memorial do dia ===> João de Brebeufe e Isaac Jogues, presbíteros e companheiros mártires; São Paulo da Cruz, presbítero; São João de Rila.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Carta aos Efésios 6: 11-12 (1); Primeira Carta aos Tessalonicenses 4: 17 (2).


(1) – “ … Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (atmosfera da terra). ...”

(2) – “ … depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados junto com os ressuscitados mortos em Cristo, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares (atmosfera terrestre), e, assim, estaremos para sempre com o Senhor; . ...”



Irmãos e irmãs!


Estamos na sexta semana da compaixão pelos diversos entes e seres criados por Deus, e nesta, o nosso foco é a compaixão misericordiosa para com a atmosfera da terra. Estamos para esta semana, tomando as admoestações de São Paulo, em sua Carta aos Efésios, na qual ele se pronunciou dizendo: “ … Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (atmosfera da terra). ...”



Nos tempos mais antigos, quando esta palavra foi formada, a ideia de “diabo”, não tinha o simplismo reducionista que se dá a ela atualmente, aqui no ocidente; trata-se de uma palavra formada por dois termos da língua grega, dia+bolês, significando “jogar contra nossos propósitos”, ou seja, as nossas pulsões internas que nos move a não cumprir aquilo que pactuamos fazer; são nossas forças instintuais, em uma dimensão moral e espiritual, agindo contra nós mesmos – deve-se levar em conta, que, os anjos das trevas, dirigidos por satanás, tira proveito dessas nossas fraquezas para nos corromper,- daí a confusão que se faz, considerando diabo como sinônimo de satanás, embora sejam coisas diversas.



Adverte-nos o apóstolo Paulo, que estas nossas lutas são de ordens espirituais e contra forças capitais do mal, que se associam para nos derrotar em nossas empreitadas pró construção do bem, tanto o bem ao qual eu estou incluído como beneficiário, quanto o bem-estar dos outros, ou do mundo, coletivamente.



Em sadia consciência, a maioria das pessoas são favoráveis ao agir politicamente correto, do ponto de vista de uma pastoral ecológica, a favor da sustentabilidade da vida na terra, mas infelizmente, uma minoria tem se dedicado a esses labores a favor do bem; geralmente se empolgam nos encontros motivacionais iniciais, fazendo tomadas de decisões, mas logo desistem e agem enquanto “massa de manobra”, inconsequente, a serviço do consumismo mercantilizado do capitalismo multicultural globalizado.



É imperioso refletir e perceber, que existe em nós uma índole pessoal, que nos leva a menos valorizar nossas decisões em prol dessas causas gerais, a favor da vida no planeta terra; existem diabos internos que nos mobilizam ao conformismo, do “deixa para lá”, que outros façam, nos imiscuindo de culpa; esse é o “jogo contra” dos diabolês internos, considerados importantes para satanás , cujo interesse é que “na terra”, o circo “pegue fogo”.



É imperioso que tenhamos consciência desses mecanismos e de nossas vulnerabilidades, para, enquanto cristãos batizados, de modo destemido, enfrentemos essas forças do mal, e nos envolvamos na construção do Reino da Boa Nova do Cristo aqui na terra, e isto não se faz com rezas, mas com ações positivas pela sustentabilidade da vida no planeta. Envolvamos todos nós, formando uma consciência coletiva da responsabilidade de todos nós pelo saneamento de nossa atmosfera terrestre!


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

47ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 21º Domingo do Pentecostes – 6ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário