segunda-feira, 26 de outubro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


26/10/2020 – Segunda-feira da 48ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 22º Domingo no Pentecostes - 7ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pela Lua da Terra – Sintonia e Comunhão com Michael da Ordem dos Arcanjos de Deus.


Memorial do dia ===> Santo Evaristo.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Gênesis 1: 16 (1); Salmo 121: 5 - 7 (2).


(1) – “ … Fez Deus dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. ...”


(2) – “ …O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra a tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite a lua. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. ...”



Irmãos e irmãs!


Estamos na sétima semana da compaixão pelas criaturas que compõem a ordem da criação de Deus, sendo o nosso foco para esta semana, ter compaixão pela lua.


Relata-nos o texto de Gênesis que, “ … Fez Deus dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia (o sol), e o menor para governar a noite (a lua da terra); e fez também as estrelas (os diversos corpos celestes que vemos nos céus de nossas noites). ...” O contexto genesiano estabelece um certo vínculo, entre a existência da lua e a marcação do tempo, pois percebe-se que a lua tem um ciclo que se repete a cada 28 dias, durante os quais ocorre quatro fases distintas, resultante do fenômeno sombra e luz projetadas desde a nossa lua terráquea.


O cristianismo institucional está em seu 1993 anos de existência, posto ter seu início em Jerusalém no ano 34 da idade de Jesus Cristo, e foi consolidado na época do helenismo, quando a língua grega era de uso predominante; graças a este fato, as primeiras organizações estabelecendo tabelas de eventos no tempo, receberam o nome de “hemerológios”, daí surgindo também na igreja cristã o Hemerológio Cristão, contemplando os direcionamentos das vivências litúrgicas dos mistérios cristãos, e de comemorações das diversas efemérides ligadas ao testemunho de vida de discípulos de Cristo.


Existe na igreja institucional latina ocidental, também a influência da língua latina de Roma, adotando-se o termo calendário, posto ser muito influenciado pelas práticas do paganismo, quando e onde, se celebravam tais festas conhecidas como “calendas”; não seguimos essa tradição, posto ser uma clara e declarada influência pagã, que não nos interessa. Não celebramos calendas, priorizando os santos mistérios e os testemunhos cristãos.


Nesse primeiro foco de reflexão, encontramos uma das chaves para entender aspectos da teleionomia (relação de finalidade) da criação da lua, ou seja, constituir-se em um marcador de tempo para nós, além de outras influências fatoriais, como por exemplo, dinamizar o ciclo das águas em nosso planeta terra, ao qual a lua faz sua órbita, evidenciando para nós os marcos de nossa existencialidade; a lua enquanto marcador de tempo, torna evidente à nossa perceptividade, que nós seres humanos recebemos de Deus o fenômeno da vida e com ela o fenômeno de nossa existencialidade.


Sejamos gratos à lua e a amemos com compaixão e misericórdia, pois ela também é uma criatura criada por Deus, como nós também o fomos, portanto é ela também nossa irmã. Que Deus proteja nossa irmã lua e que nos dê forças e convicções que motivem o nosso empenho em zelar por sua saúde, deixando de poluí-la com nossos artefatos e dejetos.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

48ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 22º Domingo do Pentecostes – 7ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário