sexta-feira, 2 de outubro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


02/10/2020 – Sexta-feira da 44ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 18º Domingo no Pentecostes - 3ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus - Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pelos vegetais da terra -- Sintonia com o Ministério da Ordem dos Principados de Deus.


Memorial do dia ===> - Santos Anjos Da Guarda (Anjos Custódios).


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Jeremias 17: 7 - 8 (1); Gênesis 1: 11 e 29 (2).


(1) – “ … Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. ...”

(2) – “ … E Deus disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. … E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. ...”



Irmãos e irmãs, em Cristo somos um!


Nossas reflexões sobre os dados significativos, simbólicos para nós, nos capítulos iniciais do livro Gênesis de Moisés (muito semelhantes a outros existentes na mesma época), registra um símbolo importante, com relação ao solo da terra, às sementes dos vegetais e o surgimento do ser humano como seu lavrador, seu cultivador; vemos lá que Deus fala da ordenança da criação dos vegetais da terra, e logo após, ou no tempo em que cria o primeiro humano, ainda não havia vegetação cobrindo seu solo, pois não havia ainda chovido sobre a terra; é por isso que Deus cria o jardim edênico onde o instala para ali viver, com sua parceira, ambos dotados de livre arbítrio, mas sujeitos às normas da convivência na comunhão permanente com o Ser Eterno, isto antes da queda, na fase pré lapsoriana.


Após a queda do primeiro casal no cenário edênico, são deslocados para a porção árida da terra, nesta fase pós lapsoriana, para que eles e suas descendências, nós hoje ainda como seus herdeiros, nos tornemos cultivadores da terra, estando sujeitos às suas intempéries, mas com a tarefa de um agir mordomial no que se refere às condições de manutenção da sustentabilidade da vida aqui no planeta terra, sabendo que aqui, só teremos condições de vida e subsistência, se houver a existência saudável do mundo vegetal.


Temos sido, enquanto os seres humanos terraqueos, os maiores devastadores das condições de sustentabilidade da vida em nosso planeta, principalmente nos últimos tempos; os mais drásticos danos produzidos contra a vida vegetal na terra, tem sido provocado pelos seres humanos; são os fatores antrópicos os que mais destroem e exterminam o mundo vegetal terreno, e com isto, eliminando grande quantidade de animais, bem como trazendo grandes males para a atmosfera da terra, colocando em risco a sobrevivência de todo a biosfera terráquea. Certamente este agir não é esperado, nem apropriado para um ser humano batizado, pois pelo fato de o sermos, constituímos em membresia da corporeidade mística do Cristo presente sobre a terra, até o fim dos tempos seculares. É imperioso assumirmos uma consequente atitude comportamental ecológica, comprometida com a vida em zoesia que Cristo nos trouxe com sua encarnação na pessoa de Jesus de Nazaré; nesta semana estamos focando nossas responsabilidades com nossos irmãos vegetais, que estão sendo agredidos e destruídos por nossas ações inconsequentes, que só visam lucros e consumos sob a ótica do mercado. É preciso um novo começo, a partir de cada um de nós no nosso cenário de entorno.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

44ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 18º Domingo do Pentecostes – 3ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário