terça-feira, 6 de outubro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


06/10/2020 – Terça-feira da 45ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 19º Domingo no Pentecostes - 4ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pela Água e pelos Minerais da Terra – Buscar sintonicidade e comunhão com a Ordem das Potestades da Hierarquias Sagradas.


Memorial do dia ===> Willian Tyndale, presbítero e mártir, em 1536; Thomas More e John Fisher, bispo, mártires em 1535; São Bruno, presbítero; São José Maria Escrivá de Balaguer, prelado.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 65: 9 - 11 (1); Gênesis 1: 9 e 10 (2).


(1) – “ … Tu visitas a terra (nosso solo, o edafo) e a regas (com a água); tu a enriqueces copiosamente (o arrastamento dos minerais do solo); os ribeiros de Deus são abundantes de água (com os diversos minerais do solo); preparas o cereal, porque para isso a dispões, regando-lhe os sulcos, aplanando-lhe as leivas. Tu a amoleces com chuviscos e lhe abençoas a produção. ...”


(2) – “ … Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. A porção seca chamou Deus terra (o solo, o edafo) e ao ajuntamento das águas, mares. E viu Deus que isso era bom. ...”



Irmãos e irmãs, em Cristo somos um!


A voz do salmista ainda ecoa em nossos sentidos espirituais, afirmando … “ Os ribeiros de Deus são abundantes de água (com os diversos minerais do solo! ” … Os nossos “ribeiros” dos dias atuais já não são tão abundantes de água; muitos deles, além de minguados da presença de nossa irmã água, já não são mais a casa dos peixes e outros animais aquáticos, porque nós seres humanos poluímos e envenenamos suas águas, que já não levam mais as riquezas dos minerais da terra, mas as diversidades de dejetos e excrementos de nossas gentes, resíduos de nossas ricas indústrias (poluidoras também de nossa atmosfera), agrotóxicos de nossas ricas lavouras transgênicas, que além de envenenarem nossos lençóis freáticos degeneram os leitos dos rios e regatos.


Não há como termos ribeiros e rios abundantes de água e sais minerais, se temos eliminado as florestas ciliares de nossos mananciais hídricos, dos quais, nós seres humanos temos sido os cruéis predadores, eliminando os potenciais bioticos dos nossos solos. Nosso planeta terra geme em seu sofrimento! Quem ouvirá os seus lamentos e o seu choro?


Acorda irmãos e irmãs batizados em Cristo! Somos a membresia da corporeidade mística eclesial de Cristo, e é nosso dever, imperativo mesmo, fazer presente na terra por nossas atitudes comportamentais, o Cristo Ressuscitado com suas ações transformadoras, redentoras, pois isto faz parte da seara dele, da qual estamos todos convocados a ser operários. Recomecemos todos uma renovação em nosso fazer, pensando o planeta terra como nossa oikumene, entendendo a terra como a casa comum de todos nós! Recuperemos os nossos mananciais, os “olhos d’água” de nossas minas, as nossas fontes, nossos córregos, nossos lagos, nossos rios, nossos mares e oceanos! Paremos de envenenar os códigos genéticos de nossos alimentos vegetais (principalmente sem análise por longo tempo do seu impacto), paremos de só pensar em lucros e catanalosifilia (preferência pelo consumo)! Valorizemos a vida, a existência temporal e espacial, e sejamos todos verdadeiramente biotas biofílicos e zoêfilicos, pois o mistério da theosarkosis justifica esses nossos tipos de ações!!!


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

45ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 19º Domingo do Pentecostes – 4ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário