segunda-feira, 5 de outubro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


05/10/2020 – Segunda-feira da 45ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 19º Domingo no Pentecostes - 4ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pela Água e pelos Minerais da Terra – Buscar sintonicidade e comunhão com a Ordem das Potestades da Hierarquias Sagradas.


Memorial do dia ===> São Benedito, religioso franciscano; Santa Faustina Kowalska, apóstola da Divina Misericórdia.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 65: 9 - 11 (1); Gênesis 1: 9 e 10 (2).


(1) – “ … Tu visitas a terra (nosso solo, o edafo) e a regas (com a água); tu a enriqueces copiosamente (o arrastamento dos minerais do solo); os ribeiros de Deus são abundantes de água (com os diversos minerais do solo); preparas o cereal, porque para isso a dispões, regando-lhe os sulcos, aplanando-lhe as leivas. Tu a amoleces com chuviscos e lhe abençoas a produção. ...”


(2) – “ … Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. A porção seca chamou Deus terra (o solo, o edafo) e ao ajuntamento das águas, mares. E viu Deus que isso era bom. ...”



Irmãos e irmãs, em Cristo somos um!


A voz do salmista canta para nós de todos os tempos: “ … Tu visitas a terra (nosso solo, o edafo) e a regas (com a água); tu a enriqueces copiosamente (o arrastamento dos minerais do solo)…. ”. Nesta quarta semana da compaixão por todos os seres e entes da criação de Deus, o nosso foco objetivante é adotarmos atitudes comportamentais ostensivas, de compaixão e misericórdia, pelas águas e os minerais da terra.


Ao meditarmos sobre a água e os minerais, trazemos à nossa mente outros seres e entes criados por Deus, que se relacionam na manutenção da vida e existência, fundamentais para a sustentabilidade da biosfera terrestre, de harmonia com a sua teleionomia nos propósitos divinos: assim temos a vida dos vegetais, interagentes das condições atmosféricas para a manutenção da vida animal, e estes animais, também interagentes, como eixos facilitadores do equilíbrio energético entre os “céus” e o “solo terráqueo”, mantenedores das condições vitais para a vida animal, sendo os seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, potencialmente inteligentes, capazes de exercer mordomado e cuidados com o solo da terra, para que nela continuemos a manter a vida e a existência temporal e funcional. Sem a existência dos vegetais não teremos a água e sem a água não teremos os vegetais, e sem os dois não teremos , nem a nossa vida, nem a existência percebida ao viver no tempo.


Pensemos! Reflitamos! Meditemos! Quais tem sido nossas atitudes comportamentais ostensivas, aqui no solo do planeta terra, com condutas consequentes a favor da nossa irmã água, de nossos irmãos minerais do solo, nossos irmãos vegetais, nossos irmãos animais? Como tem sido nossas ações, do ponto de vista cristão, enquanto mordomos e cultivadores da terra?


Nossas ações antrópicas são lavradas nos livros da existência, em arquivos cósmicos e celestiais, nas áreas dos registros de efeito-causalidade das ações da humanidade e teremos de enfrentar os relatos dessas ações diante dos tribunais divinos. Assumamos! Ainda é possível um recomeço!


A pandemia atual tem nos mostrado, oportunizado a percepção, que não há lugar para ignorar as responsabilidades coletivas de todos da terra, envolvendo todas as nações étnicas, todos os países e estados, todos da terra. Salvemos o nosso planeta! Salvemos a nossa oikumene, a nossa casa comum!


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

45ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 19º Domingo do Pentecostes – 4ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário