terça-feira, 13 de outubro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


13/10/2020 – Terça-feira da 46ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 20º Domingo no Pentecostes - 5ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pelos Ecossistemas da Terra – Buscar sintonia e comunhão com as Ordens dos Tronos, Querubins e Virtudes.


Memorial do dia ===> Beata Alexandrina de Balazar, virgem; Eduardo, o confessor, rei de Inglaterra. Dia do Fisioterapeuta.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 34: 12 (1); I Tessalonicenses 4: 10 - 12 (2).


(1) – “ … Quem é o homem (e a mulher também) que ama a vida e quer longevidade para ver o bem? ...”


(2) – “ … Vos exortamos irmãos, a progredirdes cada vez mais e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar. ...”



Irmãos e irmãs!


“ … Quem é o homem e a mulher que amam a vida e quer longevidade para ver o bem? ...” !


Ontem refletimos sobre o amor à vida, conforme Jesus Cristo nos la revelou, na zoesia; e hoje queremos trazer para nossa meditação, a questão do desejar, do querer a longevidade para ver o bem. Não existe um bem quando ele é de uma pessoa só, indivídual, por exemplo; quando se fala do bem, de modo geral, está aí compreendido o bem de um ecossistema, e por extensão, o bem da terra se refere ao bem de todos os ecossistemas do planeta, com equilíbrio, harmonia, solidariedade natural e atitudes compassivas dos humanos que aí vivem.


Ao desejar a longevidade, ao querer tal vida longa, vem à tona a questão da sustentabilidade das condições de vida para toda a biodiversidade de nosso planeta. A nossa existencialidade continuada aqui na terra, evoca a ideia da temporalidade; então surge para nós cristãos batizados a lembrança do plano redentor realizado pelo Cristo, que após consumá-lo aqui nos braços da cruz, faz-nos membresia de sua corporeidade mística eclesial até o fim dos tempos seculares. É tarefa dessa membresia durante todo nosso tempo secular, sermos operários da seara cristã, implantando aqui na terra o Reino da Boa Nova, na paz, no bem, na solidariedade natural, na compaixão para com todos os elementos do reino, todos as coisas criadas por Deus, e que se encontram no nosso ecossistema comum. Avante! Assumamos os nossos papéis de mordomos e cultivadores da terra, sem nenhuma ação deletéria e/ou predatória contra os demais irmãos de origem, todos os entes e seres criados por Deus.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

46ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 20º Domingo do Pentecostes – 5ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário