quarta-feira, 30 de setembro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


30/09/2020 – Quarta-feira da 44ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 18º Domingo no Pentecostes - 3ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus - Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pelos vegetais da terra -- Sintonia com o Ministério da Ordem dos Principados de Deus.


Memorial do dia ===> - São Jerônimo, presbítero e doutor da igreja; Dia da Bíblia na Tradição Católica Ocidental.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Jeremias 17: 7 - 8 (1); Gênesis 1: 11 e 29 (2).


(1) – “ … Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. ...”

(2) – “ … E Deus disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. … E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. ...”



Irmãos e irmãs, em Cristo somos um!


Continuando nossas reflexões sobre o reino vegetal e nossas obrigações como mordomos e cultivadores da terra, bem como, enquanto batizados, sermos membros da corporeidade mística eclesial de Cristo aqui, até o fim dos tempos seculares, cabe-nos meditar nas palavras genesianas, onde o texto nos relata os termos da criação na voz de Deus, quando profere… “ produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. …” Enquanto seres humanos, biblicamente falando, temos responsabilidades pelo bem dos vegetais da terra, porque somos também criaturas de Deus, semelhantes ao reino vegetal, portanto devemos solidariedade a eles, posto sermos “irmãos” da mesma origem em um único e mesmo Deus.


Vimos nas reflexões de ontem, seguindo os princípios da teleionomia criacional dos vegetais, quais os benefícios que os vegetais trazem à terra como propósitos de sua criação; vimos também, que na atualidade, os maiores inimigos que criam obstáculos às suas ações benéficas, tem sido as ações dos seres humanos, que categorizamos como ações antrópicas deletérias. Hoje, nesta reflexão, quero alertar para nosso dever de solidariedade aos vegetais da terra, posto sermos irmãos de origem, sendo devedores a eles de nosso acolhimento compassivo e misericordioso, como membros ativos da ação do Cristo na terra, banindo de nossos objetivos ao cuidar deles, a ideia de considerarmos apenas como mercadoria, geradora de lucros ou conveniências da sociedade de consumo, nesses dias de globalização deletéria e multiculturalismo sem compromisso moral e ético; o agir de todos nós, em qualquer nação étnica, comunidades cidadãs de quaisquer formas de Estados, bem como da sociedade mundial, tem no mínimo, de respeitar os ditames da moral e da ética da responsabilidade, dado ao nível de nossos conhecimentos científicos e tecnológicos da contemporaneidade. Assumamos isto, em nome da paz e do bem geral de todos nós da biosfera terrestre!



Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

44ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 18º Domingo do Pentecostes – 3ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário