quinta-feira, 24 de setembro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


24/09/2020 – Quinta-feira da 43ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 17º Domingo no Pentecostes - 2ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pelos animais da terra - Sintonia com o Ministério da Ordem dos Arcanjos de Deus.


Memorial do dia ===> Nossa Senhora das Mercês; São Gerardo Sagredo.



REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 36: 6 (1); Gênesis 1: 24 (2).


(1) – A tua justiça é como as montanhas de Deus; e os teus juízos, são como abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais.

(2) – Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fêz. … e Deus viu que isso era bom.




Irmãos e irmãs! “ … produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie … ” Os seres viventes possuem o “sopro”, o “hálito” divino, uma dinâmica que manifesta a vida na existência, uma “alma”. Embora os animais manifestem essa alma em tons diversos dos humanos, eles a possuem; existem algumas culturas que afirmam que tais individualidades anímicas subsistem após o cessamento dos processos biológicos no corpo animal, e se unem a uma alma grupal da espécie; sendo notória as suas experiências nas convivências conosco, os humanos de culturas, posto absorverem de nós hábitos, que lhes ajudarão a evoluir por outros patamares da vida do “sopro”, com possibilidades de melhoras da convivência inter-biomáticas na biosfera da terra.



Dentro do contexto acima, aumenta e muito nossas responsabilidades no compartilhamento dos espaços terrenos com os animais … ! Será que nessa perspectiva, os animais realmente estão evoluindo conosco, ao partilharmos os mesmos biomas? Procuro ser respeitoso com todas as teorias explicativas na diversidade cultural, mas sou adepto convicto, posto assumir o meu mordomado por ordenamento divino, nos espaços do meu entorno convivencial, com todas as suas conjunturas circunstanciais, admitindo com segurança, que em Cristo, somos devedores de atitudes de compaixão com todos os elementos da Ordem da Criação de Deus, impondo-nos comportamentos misericordiosos uns para com os outros, envolvendo todos os diferentes entes criados, posto sermos todos irmãos de origem, com condições de melhorar o mundo, cada um fazendo a sua parte. Devemos ter misericordiosa compaixão para com todos os animais, e bastante nos ajudará, sintonizarmos com devotamento a Ordem dos Arcanjos de Deus, que cuidam da teleionomia dos animais da terra.



Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

43ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 17º Domingo do Pentecostes – 12 Semanas da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário