quarta-feira, 23 de setembro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


23/09/2020 – Quarta-feira da 43ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 17º Domingo no Pentecostes - 2ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pelos animais da terra - Sintonia com o Ministério da Ordem dos Arcanjos de Deus.


Memorial do dia ===>

SANTA TECLA , APÓSTOLA E DIACONISA –

6º ANIVERSÁRIO da EREÇÃO CANÔNICA da HIERATHEIA KATEIRXES e do CONSELHO pró HIEROS HÁGIA DIAKONIA da EGRÉGORA ESPIRITUAL -

São Pio de Pietrelcina; São Lino, papa.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 36: 6 (1); Gênesis 1: 24 (2).


(1) – A tua justiça é como as montanhas de Deus; e os teus juízos, são como abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais.

(2) – Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fêz. … e Deus viu que isso era bom.




Irmãos e irmãs! Conforme afirma a voz de Deus no texto genesiano ...produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fêz. … e Deus viu que isso era bom; nesse mesmo tempo, Deus criou também os seres humanos, mas nós seres humanos, em modo geral, como princípios, culturas e tecnologias antroponômicas, não temos nos comportados como quem tem compaixão pelos animais nossos irmãos de origem.



Concluí nossas reflexões de ontem afirmando que, … “A HUMANIDADE TERRENA NÃO PODERÁ SER PLENAMENTE FELIZ, ENQUANTO COLOCAR O SEU PRAZER DO PALADAR NO SOFRIMENTO E MATANÇA DOS ANIMAIS, NOSSOS IRMÃOS DE ORIGEM, CRIADOS PELO MESMO E ÚNICO DEUS”. Nós seres humanos, enquanto animais primatas, em termos de estruturas neurológicas centrais, somos herdeiros das estruturas criadas por Deus para nossos irmãos animais, tendo estruturas comuns de peixes anfíbios e répteis em nosso bloco reptiliano do arqui córtex, que comandam principalmente nossas pulsões pela manutenção da vida e processos biológicos; sobreposto a este, situados mais centralmente, temos o nosso segundo bloco neural nas estruturas do córtex paleo mamífero, envolvido em nossas funções afetivas, sociais, locativas, pró inteligências concretas e memórias de longo prazo; e finalmente, como coroamento da obra criadora animal, de modo sobreposto aos dois blocos anteriores, temos o terceiro bloco neural que nos é próprio, o neo córtex com funções cerebrais superiores, capaz de gerenciar nossas múltiplas inteligências produtoras de culturas e que nos eleva, enquanto imagem e semelhança de Deus, aos padrões de consciencialidade, racionalidade, moralidade e espiritualidade, podendo abrigar a zoês que Cristo nos trouxe com sua encarnação e nos honrando com os potenciais de reflexão sobre sí mesmo, cultivo de sentimentos elevados e ideais altruístas.



Como podemos perceber, temos condições de um agir mais responsável em favor de toda a obra da criação de Deus, para isto Deus nos colocou no mordomado da sua obra criadora na terra e nos fez cultivadores de seus solos. Temos ao final de prestarmos contas do que fizermos, e certamente temos falhados na parte que nos toca, quanto ao governo da terra, o lar de todos nós dado por Deus, a nossa casa comum.



Busquemos um recomeço de nossas atitudes comportamentais sobre a terra onde vivemos, com preocupações mais ecológicas, mais responsáveis com as condições de sustentabilidade da vida e existência de todos nós, mas com um carinho especial e marcada compaixão pelos animais.



Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

43ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 17º Domingo do Pentecostes – 12 Semanas da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário