sexta-feira, 25 de setembro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


25/09/2020 – Sexta-feira da 43ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 17º Domingo no Pentecostes - 2ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pelos animais da terra - Sintonia com o Ministério da Ordem dos Arcanjos de Deus.


Memorial do dia ===> São Sérgio, abade da Santíssima Trindade, Moscou, 1392; Santa Auréola e São Cléofas.



REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 36: 6 (1); Gênesis 1: 24 (2).


(1) – A tua justiça é como as montanhas de Deus; e os teus juízos, são como abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais.

(2) – Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fêz. … e Deus viu que isso era bom.




Irmãos e irmãs! Nos relatos dos evangelistas, eles revelam o ordenamento de Jesus Cristo Ressuscitado para os seus discípulos, mandando fazer pregar a sua Boa Nova e batizar os que se fizerem adeptos de todas as nações pelo mundo, o que evidencia a necessidade da “inculturação” e do diálogo intercultural e interétnico entre os cristãos e os povos de toda a terra habitada, no seu sentido pleno de oikumene; há um diferencial em Marcos, que manda anunciar o evangelho a toda “criatura”, incluindo aí uma ideia mais abrangente, pois evoca de nossa parte uma atitude de abertura e colhimento a toda a ordem dos entes e seres criados por Deus, para os quais devemos ter um senso de agir misericordioso, envolvendo todas as coisas criadas, incluindo naturalmente os animais.



Nesta semana, o nosso esforço de reforma interior, é exatamente a busca desse patamar de conversão pessoal, para um agir testemunhal também no coletivo, aprendendo com o Cristo e Senhor, do qual somos membros de sua corporeidade mística pelo Santo Batismo recebido, no sentido de sermos como Ele, manso e humilde de coração, aprendendo a devotar aos animais um misericordioso amor e compaixão, respeitando sempre a teleionomia fundamental de suas existências, ou seja, os propósitos para os quais Deus os criou.



Esforcemo-nos nesta procura de conhecimentos sobre os animais, nossos irmãos de origem, buscando compreender os propósitos maiores de suas existências em nossa contemporaneidade, ativando uma atitude interna, pública e social, de pastoral cristã ecológica, que favoreça um mundo mais solidário e fraterno entre todos os seres e entes da criação de Deus.



Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

43ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 17º Domingo do Pentecostes – 12 Semanas da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário