segunda-feira, 21 de setembro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


21/09/2020 – Segunda-feira da 43ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 17º Domingo no Pentecostes - 2ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pelos animais da terra - Sintonia com o Ministério da Ordem dos Arcanjos de Deus.


Memorial do dia ===> DIA DO REINO VEGETAL DA TERRA - São Mateus, apóstolo e evangelista; Santa Efigênia, virgem; Santa Maura de Troyes, virgem.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 36: 6 (1); Gênesis 1: 24 (2).


(1) – A tua justiça é como as montanhas de Deus; e os teus juízos, são como abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais.

(2) – Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fêz. … e Deus viu que isso era bom.



Irmãos e irmãs! Enquanto cristãos, vamos iniciar nossas reflexões sobre nosso testemunho de compaixão pelo reino animal, evocando a voz do salmista (Salmo 36: 6), … “a tua justiça é como as montanhas de Deus; e os teus juízos, são como abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais.



Observemos que, como canta o salmista, nas questões de aplicação da justiça, o Senhor e Eterno Deus é magnânimo, tocando o pico mais alto de suas misericórdias, mas enquanto ao esquadrinhar a análise de nossos feitos em nosso viver, ele vai ao mais fundo dos vales, descendo mesmo às regiões abissais, para perscrutar nossos atos e atitudes comportamentais, para então aplicar os seus juízos; mas Deus preserva até o fim a nossa existência e a dos nossos irmãos animais.



Devemos pensar nisto, logo de início, ao nos programarmos para agir com responsabilidade, em atitudes concretas de testemunho comportamental em misericordiosa compaixão pelos irmãos animais, ponderando a magnanimidade de Deus em sua justiça, sem esquecer dos seus profundos escrutínios sobre nós e nossas relações com os irmãos animais, parceiros em nossa contemporaneidade existencial, no viver do planeta terra, que constitui em diversos cenários, sobre os quais temos as responsabilidades, enquanto mordomos e enquanto cultivadores, duas ocupações que deverão ser exitosas, porém, sem se conflitarem nos seus resultados, ambos tendo que se harmonizarem com o progresso e a sustentabilidade das condições de vida, pois a terra nosso planeta, é a nossa oikos koinê dada por Deus, ou seja, a nossa casa comum, como lar de todos nós. Hajamos como filhos e filhas de Deus em Cristo, com cuidadosa responsabilidade!



Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

43ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 17º Domingo do Pentecostes – 12 Semanas da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ====== *

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário