quarta-feira, 4 de novembro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


04/11/2020 – Quarta-feira da 49ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 23º Domingo no Pentecostes - 8ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pelo nosso Sistema Solar – Sintonicidade e comunhão com o ministério de Ofanim e Orofiel, da Ordem dos Serafins de Deus.


Memorial do dia ===> Carlos Borromeu, bispo.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 19: 1, 5, 6 (1); Mateus 5: 44, 45 (2).


(1) – “ … Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos. Pois aí, pôs Deus uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor. ...”


(2) – “ … Jesus pregou assim: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos e filhas de vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. ...”




Irmãos e irmãs!


Refletindo ainda na voz do salmista, nesta quarta-feira, vamos focar o restante do verso, quando fala do movimento do sol, aparente a nós da terra, como se começasse no leste e terminasse sua caminhada no oeste do nosso planeta, conforme diz “ … Pois aí, (nos céus infinito) pôs Deus uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor. ...Na realidade, esse tipo de movimento referido é feito pela terra e não pelo sol, como na atualidade o compreendemos.


De fato o sol faz seu movimento também, levando consigo todo o seu sistema orbital com diversos planetas, além de nós, que com ele caminhamos para algum lugar ainda não sabido; porém, em seu caminho aparente sobre a terra, do nascente (leste) ao poente (oeste), percorre ao longo dos 365 dias do ano, uma faixa dos céus infinitos que denominamos de zodíaco, conforme os propósitos divinos, compondo parte da teleionomia da ciação.


Que ilação devemos tirar desses eventos para nós, cristãos batizados? … Se os próprios astros celestes, partes da natureza criada por Deus, cumprem as suas tarefas, gerando para nós os dias e as noites, os solstícios e os equinócios das estações ao longo do ano, porquê nós humanos negligenciaremos os nossos deveres na harmonia do funcionamento cósmico, se também somos partes da natureza criada por Deus? Os fatores que mais contribuem para a desordem cósmica funcional na terra, tem sido os fatores antrópicos, ou seja, as ações humanas; nós humanos temos sido predominantemente os “predadores” do planeta terra. Isto não é esperado de um cristão batizado.


Nós seres humanos, pelo Pai Eterno mordomos e cultivadores da terra, como cristãos batizados, feitos filhos e filhas de Deus, operários da seara do Cristo na implantação do seu reino aqui, somos a membresia da sua corporeidade mística eclesial, sendo nosso dever cuidar da terra na harmonia funcional cósmica de todo o conjunto que compõe a obra criativa de Deus; este esforço no âmbito eclesial testemunhante, se concretiza em uma ação pastoral ecológica, operante e consciente, por parte de todos, mas notadamente por todos nós cristãos.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

49ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 23º Domingo do Pentecostes – 8ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário