segunda-feira, 23 de novembro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


23/11/2020 – 52ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 26º Domingo no Pentecostes – Semana de Cristo Rei, O CRISTO PANTOCRATOR.


Mistério Litúrgico ===> Isoforia Cristã – Prestar contas ao Rei Universal e Fazer Novos Projetos para o Novo Ano que se aproxima.


Memorial do dia 23/15/2020 ===> São Clemente I, papa e mártir; São Columbano, abade.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Profecia de Daniel 7: 13 e 14 (1); Salmo 2: 10 e 11 (2); Evangelho segundo João 18: 37 (3).

(1) – “ … Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Anciãos de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído. ...”




Irmãos e irmãs!


Estamos na segunda-feira da última semana do ano eclesial 1993, tempo esse dedicado Às nossas prestações de contas a Jesus Cristo Ressuscitado, enquanto Rei do Universo, como bem predisse o profeta Daniel muito antes de Jesus de Nazaré ter nascido, mas focando sobre ele e o seu império sobre todos nós, por isto nós humanos, os primeiros cristãos, o denominamos como PANTOCRATOR.


É importante essa reflexão, pois sendo Jesus Cristo Ressuscitado o nosso Rei Imperador, o Chefe Único de sua Igreja sobre todos os crentes fiéis, todos somos súditos seus, e portanto, não devemos suditagem a nenhum outro humano, no sentido espiritual e religioso, sendo indevida qualquer pretensão de clérigos com exigência de suditagem dos crentes fiéis na Igreja Cristã, mesmo com ideias de jurisdição episcopal patriarcal, ou pontifical universal, pois na Igreja de Cristo funciona o contexto de consenso, onde e quando, dois ou três reunidos em nome de Cristo, concordam em pedir a Deus alguma coisa; percebe-se que a Igreja de Cristo não é “sociedade perfeita” como alguns propõem, mas “comunidade” do povo de Deus em consenso, em nome de Cristo, sendo a esta, e nesta condição, que Cristo prometeu conferir o poder das chaves. Isto posto, cumpramos com o nosso dever, como segue:

1 – Examinar com acurácia, os nossos compromissos do ano eclesial que se finda, assumidos como batizados, como membresia da corporeidade mística eclesial de Cristo presente no mundo até o fim dos tempos seculares: conseguimos cumprir nossas propostas no ano que termina? Ou fracassamos em alguns aspectos?

2 – Lembrando que Jesus Cristo Filho de Deus é misericordioso, e que deseja a nossa conversão perene de cada dia, buscar em nosso imaginário, iluminado pelo contexto dos evangelhos, reprogramar nosso ideário a ser cumprido no novo ano eclesial que começará no domingo próximo;

3 – Lembrando sempre que, Jesus Cristo nos convida a aprender com ele, que é manso e humilde de coração, e nos promete encontrarmos descanso para as nossas almas, sem ignorar que devemos carregar os fardos uns dos outros, vivendo no contexto da fé, alimentando a esperança nas suas promessas e praticando a caridade e obras boas do seu Reino das Boas Novas.



Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

52ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 26º Domingo do Pentecostes – Semana de Cristo Rei Universal, o Pantocrator – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário