terça-feira, 3 de novembro de 2020

VOZES DO MONASTÉRIO

 

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -


03/11/2020 – Terça-feira da 49ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 23º Domingo no Pentecostes - 8ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus.

Mistério Litúrgico ===> Ter compaixão pelo nosso Sistema Solar – Sintonicidade e comunhão com o ministério de Ofanim e Orofiel, da Ordem dos Serafins de Deus.


Memorial do dia ===> Martinho de Porres (ou de Lima), religioso.


REFLEXÕES ESPIRITUAIS - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. - Salmo 19: 1, 5, 6 (1); Mateus 5: 44, 45 (2).


(1) – “ … Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos. Pois aí, pôs Deus uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor. ...”


(2) – “ … Jesus pregou assim: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos e filhas de vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. ...”




Irmãos e irmãs!


Nesta terça-feira, o nosso enfoque de reflexões, ainda sobre o cantar do salmista, vamos nos deter na porção “ … Pois aí, (nos céus infinito) pôs Deus uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. ….”


Nos lembra as festas de casamento no antigo judaísmo, quando com alegria se esperava a chegada garbosa do noivo, cheio de si, a passear pelos jardins, nos cumprimentos solenes e festivos, antes de ir com sua amada para os aposentos nupciais após a celebração das núpcias; assim é o nosso sol, estrela principal de nosso sistema, atraindo para si a atenção dos diversos planetas que lhe orbitam, naturalmente nos doando sua luz e calor.


A natureza fica em festa quando surge os raios solares, desde a iluminação indireta, ativando os glóbulos de energia vital em seu seio, até os raios diretos, ativando os processos bioquímicos dos seres vivos, principalmente as salutares trocas gasosas entre os animais e os vegetais, importantes para a manutenção da vida e existência em nossos tempos seculares. Neste contexto de vida e existência, nós os pensantes e de consciências como imagens e semelhanças com Deus, somos chamados a ponderar nas nossas responsabilidades na terra, – posto sermos mordomos cuidadores, cultivadores do solo árido e operários da seara do Cristo Filho de Deus (implantação do reino) - de mantermos aqui as melhores condições para a vida em plenitude para todos os seres e entes da ordem criada, sem atentar contra a teleionomia divina da criação, portanto, mantendo as condições ideais de sustentabilidade em toda a extensibilidade da terra, pois os ecossistemas terráqueos são solidários entre si, mantenedores da harmonia nas diversidades de biomas na biosfera do planeta terra, quando os fatores antrópicos assim não impedem.


Assumamos todos nós as atitudes pró ativas nas atividades e políticas de pastoral ecológica, pois a sustentabilidade da vida e existência dos diversos biomas, incluindo os biomas humanos, exigem isto de cada um de nós; se você não entende destas coisas, procure se esclarecer; se a liderança de sua igreja nada sabe a esse respeito, existem vários locais capacitados e preparados para o desenvolvimento da educação ambiental e ecológica terrestre. Si instruam, pois esse é um dever do cristão batizado!


Estamos nós terráqueos caminhando junto ao sol para algum lugar desconhecido e não sabido! Orar é excelente, fazer preces faz bem, rezar nos apazígua a alma, mas só essas práticas não resolvem, tendo cada um de nós de sermos testemunhantes, o que equivale a sermos pessoas de ação, atuantes no bem e no certo.


Que Deus nos ajude a todos com suas bençãos abundantes. Amém.


Monastério Compaixão Sagrada - Ancianato Monasterial -

+ Epistata Philoseleos/Felismar



===> * <===

49ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 23º Domingo do Pentecostes – 8ª Semana da Compaixão pela Ordem da Criação de Deus – Ectoeclesialidade.

* ======= ***======= *** ====== *** ====== *** ======

ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário