terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O Santo Nome de Jesus



5ª Semana do Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo do Natal
Celebração do Surgimento do Cristo de Deus na Terra e na Vidas dos Seres Humanos

Circuncisão Carnal do Menino (01/01/2014) - O Primogênito de Maria e José é Circuncidado e Recebe o Nome Santo Jesus


******

Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
1 - Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos na prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

I Movimento Litúrgico - Teoantropeia - Deus atua no mundo da matéria para ajudar as suas criaturas e envia o Cristo, seu Filho Unigênito ao mundo, para tornar-se uma pessoa humana em Jesus de Nazaré.



Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais


Estamos na quinta semana do ano eclesial 1987, e neste 01/01/2014, estamos comemorando a circuncisão no corpo carnal do menino, primogênito de Maria e José. É o começo da sua inculturação no judaísmo, quando no oitavo dia de nascido, é circuncidado e recebe o seu nome. O casal Maria e José deram-lhe o nome sagrado Jesus, conforme anunciara o anjo a Maria, quando da sua concepção (comemorado a 25/03).

Nas Igrejas Católicas diversas, admite-se o batismo de crianças filhas de pais cristãos, em substituição do rito da circuncisão do judaísmo, por isso, confere-lhe também um nome por ocasião do sacramento do batismo.

Ao completar os quarenta dias de nascimento do menino Jesus, Maria com seu esposo José levou o Menino Jesus para ser apresentado no templo. Por esta ocasião Maria se submeteu ao Ritual de Purificação após o parto, conforme prescreve a Lei Judaica, e ofereceu um casal de pombos para o sacrifício (naquela época ainda se sacrificava animais nos templos)

Nas Igrejas Evangélicas diversas, usa-se apresentar as crianças nos templos e só batiza-las quando adultas, quando já sabem realmente o que estão fazendo. Algumas Igrejas Evangélicas admitem o batismo na infância, quando filhos de pais cristãos, por ser este costume também praticados pelos discípulos de Cristo dos primeiros tempos da Igreja Cristã.

No evangelho de Lucas, só o versículo 21 do capítulo dois, registra a circuncisão do menino, mas vai do versículo 22 ao 38 narrando as maravilhas que aconteceram no templo quando o menino foi apresentado e consagrado ao Senhor. Registra o belo Cântico de Simeão e fala das glorificações dadas a Deus pela Profetiza Ana e de seu anuncio para todos que lá estavam e que também esperavam a redenção de Jerusalém.

Neste dia estamos iniciando o Ano Civil 2014, e como é comum em nossa cultura atual, haverá extravagantes festejos, com exageros de comidas, exageros de bebidas, exageros de fogos de artifícios (aliás sem considerar a poluição sonora e química que empresta ao nosso ambiente aéreo; agem como se fosse uma ato inocente). Neste dia há também desequilibradas manifestações afetivas, devocionais e de outras ordens culturais. Nos dias seguintes vão gastar tempo e dinheiro para reparar os estragos. Não seria conveniente fazer as celebrações dentro de um contexto dos ensinamentos cristãos? Dentro dos limites do bom senso, da generosidade, da fraternidade e da cidadania?

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário