sábado, 21 de dezembro de 2013

O Surgimento dos Profetas Messiânicos



4ª Semana do Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo do Advento - IV Domingo - O Surgimento dos Profetas que Prepararam as Consciências dos Humanos para Receber o Cristo de Deus


******

Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
1 - Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos na prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

I Movimento Litúrgico - Teoantropeia - Deus atua no mundo da matéria para ajudar as suas criaturas e envia o Cristo, seu Filho Unigênito ao mundo, para tornar-se uma pessoa humana em Jesus de Nazaré.


Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais


Estamos na 4ª semana do ano eclesial 1987 (2013/2014) e no IV Domingo do Advento, quando o Hemerológio Cristão nos propõe como reflexões e vivências, o surgimento dos Profetas Messiânicos que prepararam as consciências dos seres humanos para receberem o Cristo de Deus.

Séculos antes de Jesus de Nazaré nascer, vários profetas prepararam as consciências humanas anunciando que o Messias prometido a Israel, o Cristo de Deus, se manifestaria na terra por meio dele. Nele estaria o homem, mas também o Deus; a natureza divina e a natureza humana nele seria conciliada, resgatando a sua dignidade de filha de Deus; a salvação vinda dos judeus se realizaria através dele, por meio dele, mediante a sua encarnação e testemunho de vida aqui na terra.

Os profetas fizeram o prenúncio de todas estas coisas, muito antes delas acontecerem, preparando a humanidade para reconhecer no homem Jesus de Nazaré o Deus Encarnado.
* O Profeta Isaías prenunciou o seu nascimento de uma virgem, em Isaías 7: 14, o que foi realizado conforme Mateus 1: 24-25;
* o Profeta Miqueias revelou que ele nasceria em Belém, conforme Miqueias 5: 2, confirmado por Lucas 2: 4-7;
* o Profeta Oseias revelou que a família sagrada fugiria para o Egito, conforme Oseias 11: 1, confirmado por Mateus 2: 14,15;
* o Profeta Isaías revelou que ele seria ungido pelo Espírito Santo, conforme Isaías 61: 1, confirmado por Mateus 3: 16;
* ainda Isaías prenunciou o seu ministério na Galileia, conforme Isaías 9: 1-2, confirmado por Mateus 4: 15, 16 e sua cura dos doentes, conforme Isaías 61: 1, confirmado por João 5: 1-9. Muitos outros textos bíblicos também falam dele.

Os seres humanos de boa vontade daquela época tiveram as suas consciências preparadas para receber este "Embaixador do Céu", que aqui na terra iria consumar uma obra redentora da humanidade, um projeto de salvação eterna. Os seres humanos de hoje devemos reconhecer a veracidade de todos esses fatos e acolhermos o plano de salvação que o Cristo de Deus nos oferece, inaugurando para nós aqui na terra a participação na "Vida em Plenitude" que ele nos trouxe e continua trazendo.

As reflexões e vivências da espiritualidade litúrgica, oportuniza a cada um de nós, em nossas comunidades religiosas, "atualizar" este mistério do desabrochamento em nossos corações, em nossas almas, do Cristo Interno, que deverá controlar o nosso "ego" animal substituindo-o por um "self" espiritual.

Abramos o nosso coração, meus irmãos e minhas irmãs, como diz um dos Princípios Salomonitas, "Não ter má vontade, indisposição, ou prejuízo para com pessoa alguma, tendo como dever supremo, os olhos abertos, o coração aberto e os lábios abertos".

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário