sábado, 14 de dezembro de 2013

Os Humanos Participantes da Redenção Crística




3ª Semana do Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo do Advento - III Domingo - Encarnação dos Humanos que Participaram da Redenção Crística


******

Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
1 - Azul Celeste (Estação Primavera - Festa das Flores) -
A cor litúrgica azul celeste simboliza a alegria pelos nossos propósitos formulados diante de Deus, conjugados com o dinamismo da natureza que faz florescer os vegetais na garantia da frutificação e sementes continuadoras da vida, dom sublime do Deus Vivo e Verdadeiro.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

I Movimento Litúrgico - Teoantropeia - Deus atua no mundo da matéria para ajudar as suas criaturas e envia o Cristo, seu Filho Unigênito ao mundo, para tornar-se uma pessoa humana em Jesus de Nazaré.



Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais


Estamos na 3ª semana do ano eclesial 1987 (2013/2014) e no III Domingo do Advento, quando o Hemerológio Cristão nos propõe como reflexões e vivências a encarnação dos humanos que participaram da redenção crística aqui na terra.

Devemos refletir sobre a situação da humanidade terrena após a queda (lapsum) dos habitantes do Éden. A humanidade pré-lapsoriana não vingou, pois a "mãe dos viventes" cedeu às influências do seu mental inferior e atendeu a sugestão da serpente, convencendo o seu parceiro, o "formado da terra", a seguir-lhe os passos, e ambos experimentaram, por desobediência aos ditames do Ser Eterno, o conhecimento do bem e do mal nos transmitindo esta herança. Também nos Céus, houve anjos que contrariando os ditames do Ser Eterno, de lá foram expulsos e vieram para a terra para tentar os humanos.

E a humanidade pós-lapsoriana? A humanidade que aqui se formou após a queda dessa humanidade pré-lapsoriana; Como ela ficou? A humanidade pós-lapsoriana, de coração endurecido, recebeu um Salvador na Pessoa de Jesus Cristo, e para colaborar com seu Plano Redentor, vários seres humanos aqui se encarnaram e foram protagonistas desse Misericordioso Processo de Salvação da Humanidade. Abraão e sua posteridade mais direta; os familiares de Maria e José; os participantes das maravilhas operadas pelo Cristo; todos eles colaboraram enormemente na execução do processo de redenção da humanidade.

Sejamos gratos a Deus por isso e meditemos sobre nossa situação: fazemos questão de manter o nosso ego com um coração sempre endurecido? ou nos abrandamos diante dos ensinos do Mestre e Salvador e nos tornamos compassivos e misericordiosos?
Jesus Cristo nos exorta a aprender com Ele, que é manso e humilde de coração.


*****


Nos dias 19, 20 e 21, portanto na quinta, sexta-feira e no sábado desta semana teremos as Têmporas Estacionais de Verão, quando Comemoraremos a Festa das Luzes. Nos Templos o Menorá estará exposto ostentando as sete luzes. É o tempo do surgimento do Cristo de Deus, a verdadeira luz que veio a este mundo.

É tempo apropriado para os retiros de reflexão e vivências litúrgicas; recolhimentos pessoais e em grupos; elevação de religiosos às ordens sacras; tomada de posições dos crentes fiéis e discipulado verdadeiro dos cristãos.

Tempo de Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica: Vermelho - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

Participemos deste tempo de esperança de redenção, com o coração agradecido e a alma depositada no âmago do Eterno Vivente Universal.

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário