sábado, 28 de dezembro de 2013

As Alegrias da Família de Jesus


5ª Semana do Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo do Natal
Celebração do Surgimento do Cristo de Deus na Terra e na Vidas dos Seres Humanos

Domingo Pós Natal (29/12/2013) - Alegrias da Família de Jesus pelo nascimento do menino anunciado pelo ministério dos anjos


******

Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
1 - Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos na prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

I Movimento Litúrgico - Teoantropeia - Deus atua no mundo da matéria para ajudar as suas criaturas e envia o Cristo, seu Filho Unigênito ao mundo, para tornar-se uma pessoa humana em Jesus de Nazaré.


Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais


Estamos na quinta semana do ano eclesial 1987, comemorando o Domingo Pós Natal (29/12/2013), quando o Hemerológio Cristão propõe para as nossas reflexões e vivências, as alegrias da família de Jesus pelo nascimento do menino anunciado pelo ministério dos anjos de Deus.

Sabemos, pelas observações e pelo compartilhamento de vida com as pessoas em nossos movimentos pastorais, que mesmo as famílias pobres, que enfrentam dificuldades para prover os meios de sustentação material dos seus membros, sempre se alegram com o nascimento de uma criança. Imagine no caso de Maria e José que eram pessoas que esperavam o seu primogênito! Na cultura judaica o nascimento de um primogênito, se reveste de uma importância especial, pois trata-se de um conceito com implicações jurídicas, que confere ao primogênito alguns privilégios com relação à continuidade e estabilidade do grupo familiar.

O evangelho de Jesus segundo Lucas, no capítulo 2, versículos 17 a 20, relata que os pastores após constatarem que o menino havia nascido, como anunciado pelo ministério dos anjos, eles passaram a divulgar para outras pessoas todas as coisas que tinham visto e ouvido; o versículo 19, entretanto, registra que Maria guardava todas estas palavras meditando-as em seu coração.

O ministério de Maria mãe de Jesus, no evangelho, no Novo Testamento, destoa do que se divulga na devoção popular com o beneplácito de clérigos e autoridades eclesiástica. Aqui nós vemos uma Maria, com certeza cultivando as alegrias de ter seu primeiro filho, de modo um tanto extraordinário, posto que fora uma gravidez gestada sob a intervenção do Espírito Santo; mesmo assim, ela meditava naquelas coisas que não eram bem claras, aquelas coisas que fugiam do rotineiro cultural dos humanos.

Ao acompanhar as manifestações de Maria Mãe de Jesus, no Evangelho, no Novo Testamento, veremos que suas ações destoam das modernas afirmações do devocionário popular endossado por clérigos e autoridades eclesiásticas. Há claros equívocos nessas devoções populares em ordem ao ensinamento de Jesus Cristo em seu evangelho. Os ensinamentos originados das diversas aparições media-anímicas das denominadas "Nossas Senhoras", nada tem a ver com o profícuo ministério de Maria a partir dos textos evangélicos, conforme atestam os livros do Novo Testamento. Aliás, é bom deixar claro, que não existem dúvidas entre os cristãos de diferentes denominações, sobre o reconhecimento e a aceitação do Cânon do Novo Testamento, sendo ele aceitos por todos como a Palavra de Deus.

Mesmo estando alegre com o nascimento do menino primogênito, anunciado pelo ministério dos anjos, Maria se coloca como serva e medita em todas essas coisas em seu coração.

Meus irmãos e irmãs! Separe o joio do trigo! Acompanhe o ministério de Maria relatado no Novo Testamento e examine você mesmo, se encontra afinidades entre a verdadeira Mãe de Jesus do Evangelho de Jesus e as diversas afirmações das aparições mediúnicas de Nossa Senhora do imaginário popular. Que o Espírito Santo os ilumine!

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário