terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O Cristo de Deus encarnou-se em Jesus de Nazaré



4ª Semana do Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo do Natal
Celebração do surgimento do Cristo de Deus na terra e nas vidas dos seres humanos



******

Espiritualidade Litúrgica

Quarta-feira 25/12/2013
Alegrias Cósmicas e Angelicais com Louvores a Deus manifestada pelo Ministério dos Anjos, pois o Cristo de Deus nasceu em Belém de Judá.


José e Maria eram pessoas virtuosas que cumpriam a lei dos legítimos governantes, assumiam os deveres de cidadania, e assim, saíram da Galileia para a Judeia, para a Cidade de Belém, para ali naquela cidade se alistarem, cumprindo a convocação para o recenseamento feita por César Augusto, muito embora Maria estivesse grávida. Deve ter sido uma viagem muito sofrida e preocupante, pois os dias de dar à luz estavam muito próximos.

O casal não encontrou instalações para se hospedarem, tendo que se abrigarem em uma estrebaria, local próprio para acolhimento dos animais. Ali Maria deu à luz a seu filho primogênito, cuidou dele e o colocou em um comedouro de animais. Os pastores de animais que se alojavam também por perto, foram avisados por um anjo do acontecido e do local, e eles foram lá conferir, tendo encontrado Maria, José e o menino deitado no comedouro dos animais.

Os céus estrelados e a brisa da noite revelavam as alegrias cósmicas, e também os anjos de Deus em coro, se alegravam e cantavam louvores a Deus:

Glória a Deus nas maiores alturas,
e paz na terra entre os homens,
a quem ele quer bem!

Lucas 2: 1-20.


Meus irmãos e minhas irmãs! É bastante dramático o nascimento de um novo filho ou filha nestas circunstâncias, deslocados do ambiente costumeiro, na pobreza e na falta das coisas que julgamos essenciais para uma segurança presumida, em se tratando de um parto.

Muitos lares da atualidade, ainda repetem as situações parecidas com as circunstâncias do casal Maria e José, ocorridas a mais ou menos 1987 anos atrás, lá naquela longínqua Belém. Por outro lado, muitos filhos e filhas se desenvolvem e nascem em extrema precariedade de apoio, afeto e alimentação, em consequência das ações de jovens despreparados, que se unem precocemente, sem condições adequadas para a formação de um lar.

Como pastor e como terapeuta lido com situações preocupantes, de homens que se aproximam de jovens, transam, se divertem, e quando sabem que elas estão grávidas, as abandonam, obrigando-as a criarem seus filhos ou filhas, sozinhas, sem pai e às vezes sem apoio de familiares. É triste! Pois a maioria desses homens são pessoas que rezam, que oram, que afirmam crerem em Deus, frequentam igrejas, cultos e coisas semelhantes. São pessoas tidas como religiosas, piedosas, pessoas de bem.

Meus irmãos e irmãs! Nada vale dizer-se cristão, frequentar igrejas, rezar, orar, ser devoto de Santo ou Santa, ser devoto de "Nossa Senhora" de "Nosso Senhor", fazer promessas, puxar o "Cordão dos Círios de Nazaré", visitar o "Padre Cícero", a "Igreja da Penha", ou qualquer outro lugar de "romaria". Insisto! de nada vale todas estas coisas, se não orientar a sua vida pelos ensinamentos de Jesus Cristo, conforme se encontram nos quatro evangelhos. Chega de falsa moral, falsos protetores, falsos guias, falsos profetas! Só um tem Palavras de Vida Eterna! Só Cristo oferece segurança espiritual e salvação eterna. Abandonem tudo e qualquer coisa que não tenha respaldo nos ensinamentos de Cristo. Só se é cristão, se vive de acordo com o que ele ensinou, e seus ensinamentos se encontram nos evangelhos. Receba e abrigue o Cristo Menino em seu coração e sua vida! Desabroche-o dentro de si, converta-se a cada dia, reforme a sua vida à luz de Cristo, manifestando-o ao mundo com a sua conduta pessoal!

Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Feliz Natal de Jesus Cristo!
Dom Felismar Manoel
Catolicismo Apostólico Salomonita



Nenhum comentário:

Postar um comentário