sábado, 4 de janeiro de 2014

Em Jesus Deus Vem Habitar Entre Nós


6ª Semana do Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo do Natal
Celebração do Surgimento do Cristo de Deus na Terra e na Vidas dos Seres Humanos

Epifania do Cristo de Deus (05/01/2014) - A Humanidade Representada pelos Três Magos Reconhece a Divindade do Menino Jesus de Nazaré

******


Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
1 - Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos na prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

I Movimento Litúrgico - Teoantropeia - Deus atua no mundo da matéria para ajudar as suas criaturas e envia o Cristo, seu Filho Unigênito ao mundo, para tornar-se uma pessoa humana em Jesus de Nazaré.

Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais

Estamos na sexta semana do ano eclesial 1987 e no domingo da epifania do Cristo de Deus. O Hemerológio Cristão orienta as nossas reflexões e vivências litúrgicas, para o fato da humanidade da terra representada pela figura dos três magos do oriente, reconhecerem a divindade do menino que nascera em Belém de Judá; quando os magos, ao encontrarem a mãe com o menino e o adorar e lhe fazer oferendas, é a própria humanidade terrena que se curva diante do Ser Divino e lhe rende as homenagens devidas. O capítulo 2 do evangelho de Mateus, versículos 1 a 17, narram alguns pontos de significância para a nossas vidas:

* Três magos vieram do oriente - quem eram os magos?
Os magos eram os homens de conhecimento, ciência e sabedoria daquela época;
* Os magos viram uma estrela nos céus e identificaram-na como a estrela da encarnação de uma divindade. A leitura dos astros celestes e uma certa relação entre os seus trânsitos e os fenômenos da terra, era uma realidade bastante aceita naquele tempo;
* O rei Herodes mandou consultar as profecias sobre o local onde deveria nascer o ungido de Deus e soube ser Belém de Judá;
* O ministério dos anjos valia-se do sonho para dar aviso de interesse ao bem estar das pessoas de boa vontade; assim, avisaram os magos da verdadeira intenção de Herodes, razão por que voltaram por outro caminho; e avisaram também José da intenção de Herodes de matar o menino, daí a fuga da família sagrada para o Egito;
* Herodes, sentindo-se enganado pelos magos e desejoso de eliminar o futuro rei de Israel, manda matar todos os meninos de Belém e arredores, de dois anos para baixo.

Como podem perceber os irmãos e irmãs, existem muitos pontos para reflexões de interesse para os dias de hoje, mas o que vou evocar aqui, é o fato do Reconhecimento da Divindade do Menino Jesus.

Nestes dias festivos da sociedade dos nossos dias, o nascimento de Jesus de Nazaré virou mercadoria de consumo dos sistema neoliberal capitalista. Pessoas religiosas ditas cristãs, denominações e diferentes instituições diversas, alienando-se da verdadeira razão do Filho de Deus encarnar-se aqui, como um ser humano, festejam o Natal de Jesus em forma de sacrilégio, pois totalmente desvinculado do propósito de Deus Pai de tê-lo enviado ao mundo.

Lá no passado, nos dias do nascimento de Jesus, mesmo os magos do oriente, que não eram do grupo de Israel, honraram o nascimento de Jesus como um fato cósmico que mudaria o mundo. E os cristãos ocidentais de hoje? o que fazem com o Natal de Jesus? e as igrejas ditas cristãs, o que fazem? será que honram o propósito da encarnação do Filho de Deus?

Há ainda um pouco de esperança para nós cristãos, que podemos mudar este panorama:
Nós Católicos Salomonitas e outros cristãos orientais, nos alegramos verdadeiramente com o nascimento do menino, e isto é demonstrado no domingo mais próximo a seis de janeiro, no domingo da epifania; pois neste dia Comemoramos e Refletimos no fato de a humanidade representada nas pessoas dos magos, ter reconhecido a divindade do menino nascido em Belém de Judá e de se prostrar em obediência aos ditames do seu ensinamento conforme está escrito nos evangelhos, em vez de engalanar-se mundanamente, para jactar-se do poder de atrair multidões com artifícios que pertencem ao mundo e ao paganismo. Que o Espírito Santo ilumine os sinceros de coração e os preserve desta corrupção das coisas santas.

Eu saúdo o Cristo interno que habita em potencial todo ser humano: os estimulo e os encorajo na busca do desabrochamento desse potencial divino em suas almas e corações!

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário