domingo, 19 de janeiro de 2014

A Infância do Menino Jesus



8ª Semana do Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo da Formação da Pessoa de Jesus
Reflexões sobre a Formação da Pessoa de Jesus de Nazaré

19/12/2014 - II Domingo Pós Epifania do Cristo A Infância do Menino Jesus

******

Espiritualidade Litúrgica


Cores Litúrgicas:
1 - Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos na prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

I Movimento Litúrgico - Teoantropeia - Deus atua no mundo da matéria para ajudar as suas criaturas e envia o Cristo, seu Filho Unigênito ao mundo, para tornar-se uma pessoa humana em Jesus de Nazaré.

Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais


O Hemerológio Cristão propõe para nossa reflexão nesta semana, a questão relacionada com a infância do menino Jesus. Os evangelistas Mateus e Lucas, ambos no capítulo dois de seus relatos, registram fatos importantes, como já temos vistos em nossas reflexões anteriores.
A provisão dos pais com a segurança dos seus filhos constitui um dever em todas as culturas, pois os filhotes dos humanos, de modo diferente dos filhotes de outros animais, nascem com grande dependência dos cuidados dos seus pais; o ministério dos anjos de Deus participam desta preocupação com a proteção das crianças.

Os anjos de Deus se alegraram quando do nascimento do menino Jesus e um pouco mais tarde, se preocuparam de avisar a José sobre as intenções de Herodes, que queria matá-lo. Por isso José e Maria tiveram que tomar o caminho e fugir para o Egito, local onde Herodes não tinha exercício de poder. Não sabemos exatamente quanto tempo a família sagrada permaneceu lá no Egito, mas o evangelho nos aponta que, o ministério dos anjos de Deus avisaram a José quando Herodes tinha morrido; José então retornou e foi viver em Nazaré, onde o menino cresceu e se desenvolveu, em um ambiente familiar e cultural judaico.

Isto é o que aprendemos e apreendemos dos evangelhos canônicos do Novo Testamento; através dos tempos tentaram apresentar outras versões sobre a infância de Jesus, algumas bem fantasiosas e devocionalmente mágicas. O catolicismo popular inventou uma devoção desviante sobre o menino Jesus, que não se sustenta à luz dos ensinamentos dos quatro evangelhos canônicos; a infância de Jesus se deu em uma fase normal, só existindo um Jesus filho de Maria e José, que cresceu e se desenvolveu, tornando-se o adulto conhecido como Jesus de Nazaré. São invenções interpretativas dos humanos, as estórias diversas que envolvem Jesus menino: tipos "Menino Jesus de Praga", "Menino Jesus de São Cristovão", "Menino Jesus de Santo Antônio", e outras semelhantes; tais versões não são ensinadas pelo evangelho de Jesus de Nazaré que se revelou como o Filho de Deus, a quem Deus Vivo confirmou ressuscitando-o dos mortos ao terceiro dia após sua morte.

Nós Católicos Salomonitas, não temos o direito de desviar as lições sobre o aprendizado da infância de Jesus, para o aspecto devocional, até porque a infância dele foi apenas uma fase, tornando-se adulto como os demais, tendo consumado o processo de nossa redenção; o que devemos é refletir sobre as oportunidades que a infância de qualquer criança oferece para os pais cuidarem da sua formação para a vida adulta, pois a sabedoria antiga nos exorta a "ensinar a criança a trilhar o caminho do bem, para que, quando ela se tornar adulta não se desviar dele" (Livro de Provérbios).

Esforcem meus irmãos e minhas irmãs, para se envolverem em devoções verdadeiras sobre Jesus Cristo, e não sobre essas coisas fantasiosas criadas pelos seres humanos e espíritos levianos, que desviam os cristãos dos verdadeiros ensinamentos do Filho de Deus encarnado.

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário